Efeitos. No Caí, o vendaval não teve a mesma intensidade do que em outras regiões
A comunidade de Montenegro teve que enfrentar na terça-feira, 16, as consequências do temporal da noite anterior. Ventos de mais de 100 km/h atingiram a região, mas os estragos não são nem comparados com aqueles vistos em municípios da Grande Porto Alegre. Houve queda de árvores e ao menos quatro casas tiveram telhas quebradas. A queda de um eucalipto sobre a rede de alta tensão isolou a comunidade de Alfama. E corte de energia elétrica deixou toda a cidade sem água durante a madrugada e parte da manhã.
As coisas foram voltando ao normal a partir das 10 horas. No interior, as equipes da RGE Sul restauraram a linha de alta e religaram a luz em boa parte da Alfama. Mas cerca de 10 casas que ficam no trecho onde ocorreu a queda da árvore ainda precisaram aguardar que a terceirizada Conecta recolocasse uma fiação definitiva na baixa tensão. No início da tarde, a assessoria de imprensa da RGE Sul contabilizava 286 clientes sem energia elétrica, em Montenegro.
A linha de cabos de Internet e telefonia fixa também foram rompidas na Alfama. O mesmo problema ocorreu no bairro Senai, onde a Secretaria Municipal de Saúde ficou sem seus sistemas informatizados. Muitos serviços ao cidadão foram suspensos, inclusive a dispensa de medicamentos na farmácia. Os montenegrinos foram orientados a procurar a farmácia da UBS Centro.
Queda de árvore atingiu casa
O Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro foi acionado para realizar a remoção de três árvores que caíram em via pública: uma na BR-470, perto da Frangosul; uma no bairro Progresso e a outra na estrada de Alfama. Em Pareci Novo, a corporação ajudou na colocação de lona sobre casa parcialmente destelhada na comunidade Bananal.
Em Montenegro, a Defesa Civil socorreu quatro famílias que tiveram as casas danificadas pelo vento e por queda de árvores. O coordenador, Carlos Ferrão, em entrevista à Rádio Ibiá Web, informou que no bairro Santo Antônio o telhado da residência foi atingido por árvore. Outra ocorrência de telhado quebrado foi no bairro Municipal. Outras duas casas afetadas estão na Travessa Steigleder, no Cinco de Maio. Em uma delas foi preciso entregar também colchões, pois tudo na parte interna foi molhado. Todas foram “envelopadas” com lona plástica.
Abastecimento de água retornou gradualmente
Também por volta das 10h15min iniciou a irrigação de suas redes de água em Montenegro, com normalização total ao meio-dia da terça-feira. O temporal deixou as duas Estações de Tratamento de Água (Eta 1/ Eta 2) sem energia elétrica. A interrupção no abastecimento ocorreu já durante a madrugada, quando os reservatórios secaram totalmente, o que ocasionou um retorno gradual. As unidades não possuem geradores próprios para enfrentar longos períodos sem luz.
Defesa Civil de Montenegro
Telefones: 3632-4784 ou 994-594-755