Tema da redação do ENEM 2019 é divulgado

“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” foi a surpresa da prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019 começou neste domingo, a partir das 13h30min, horário de Brasília. Cerca de cinco milhões de candidatos se inscreveram para realizar as provas, cuja nota oportuniza a entrada em uma universidade.
Neste primeiro dia, a prova foi dividida em 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), além da temida redação, que abordou a democratização do acesso ao cinema no Brasil.

Tema foi a surpresa do primeiro dia de ENEM.

De acordo com a professora de Português do Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, o Polivalente, Lara Maria Lampert, o tema foi surpreendente. “A questão do cinema não é tão discutida em sala de aula, apesar de que nas escolas se trabalha o cinema nas linguagens. O candidato provavelmente vai se apegar na questão da arte. Acho que o importante é colocar a questão da arte, do cinema como meio de mostrar a realidade, nos levar a reflexão, de trazer um posicionamento crítico.”
No próximo domingo, 10, o segundo dia de ENEM vai ter cinco horas de duração. Os candidatos devem responder a 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. O gabarito oficial só será divulgado nos dias 11 e 13 de novembro. As notas obtidas através do ENEM serão utilizadas pelos candidatos no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior.

Últimas Notícias

Destaques