Tanac é destaque na Conferência Mundial do Clima

A empresa gaúcha com sede em Montenegro foi apresentada na COP27 como “case” de sucesso do agronegócio brasileiro no que diz respeito a contribuição para a economia de baixo carbono. A Tanac foi apresentada pelo Banco do Brasil na Conferência Mundial do Clima – evento da ONU -, que encerra nesta sexta-feira, dia 18, no Egito. A maior produtora de Acácia Negra do mundo levou o programa que retira sete vezes mais CO2 da atmosfera do que emite em toda sua operação industrial.

Recentemente, passou por verificação pelo Bureau VeritasCertification. Utilizando as especificações da NBR ISO 14064-1 e do Programa Brasileiro GHG Protocol, conclui-se que para cada ‘1 tCO2e’ emitido a empresa sequestrou ‘7 tCO2e’ em suas florestas, cultivadas também em parceria com pequenos agricultores.O resultado se deve, principalmente, pelo aumento do plantio de Acácia Negra em suas Unidades Florestais e programa de fomento florestal, além de diversas medidas para redução de emissão de CO2 nas fábricas.

O case transmitido ao vivo no último dia 15 abordou o tema “Oportunidades Verdes”. A emissão de CO2 é uma das principais pautas da agenda global devido aos desafios relacionados clima e suas mudanças. O tema compõe a Agenda ESG da Tanac e reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade. As atividades próprias de reflorestamento e o desenvolvimento dos negócios florestais da montenegrina são um valioso ativo para a sociedade, atuando de forma positiva em assuntos como a mitigação das mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade, recursos hídricos e a polinização.

Parceria com BB em favor dos agricultores
A empresa firmou uma parceria com o Banco do Brasil para fomentar o plantio e manejo florestal de Acácia Negra no Rio Grande do Sul, possibilitando o aumento de sua base florestal. O acordo oferece um leque de opções de financiamento aos produtores rurais, para que possam arcar com o Custeio e Investimento Agropecuário, visando o aumento de plantio de florestas de Acácia Negra, tendo em contrapartida a garantia de compra dessa produção florestal pela Tanac.

A empresa e a COP
Fundada em 1948, a Tanac é considerada a maior produtora de árvores de Acácia Negra do mundo, com mais de 55 milhões de árvores plantadas e atividades que envolvem milhares de famílias pelo Rio Grande do Sul. A empresa é líder mundial em produção de extratos vegetais e cavacos e pellets de Acácia Negra e seus produtos – presentes em variados processos industriais, além de aplicações em calçados, automóveis, alimentação, papel e energia renovável – são vendidos em mais de 60 países em todos os continentes. Está entre as 1.000 maiores empresas do Brasil, segundo a Revista Valor Econômico e Exame. Este expertise lhe concedeu espaço na COP27 – Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas –, que reunirá mais de 190 países. A Primeira Conferência Mundial do Clima (WCC-1) foi convocada em 1979 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Últimas Notícias

Destaques