Nesta semana acontece ainda a “Travessia” entre Montengro e Porto Alegre
Ao menos para os alunos do campus de Artes da Uergs (Universidade Estadual do RS), a mudança para Porto Alegre será benéfica. Ao contrário, dificilmente os artistas em formação nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro subiriam ao palco do lendário Theatro São Pedro nesta quinta-feira, dia 17, a partir 20h. A primeira atividade da Extensão “Noite Artes Uergs” celebra a chegada desses cursos da Universidade à Capital, onde os estudantes poderão usar alguns dos principais palcos como parte de sua “sala de aula”.
A programação tem entrada franca e inicia com intervenções do curso de Artes Visuais no saguão do Theatro. No palco principal, ocorrerão apresentações musicais de percussão e grupo vocal. Na sequência, haverá a encenação do espetáculo “Por Elise”, com direção de Ohana Gonzales e texto de Grace Passô. As apresentações da noite serão encerradas com os espetáculos do curso de Dança “re.vo.lu.ção” e “TRANSMUTAR”.
A partir deste semestre, estudantes que estão ingressando nos cursos de Artes da Uergs passam a ter aulas em Porto Alegre. Todavia, deve ser motivo de orgulho tardio para Montenegro saber que estes iniciaram e devem encerrar sua formação profissional no campus local, que aos poucos está sendo desativado.
Um Termo de Cooperação assinado entre Universidade e Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) permite que as atividades de ensino, pesquisa e extensão possam ser realizadas em espaços como a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a Fundação Theatro São Pedro, o Teatro de Arena e O Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs).
Sonhos de todo artista é o São Pedro
Desde o primeiro semestre deste ano, a CCMQ já sedia as atividades extracurriculares dos cursos de Artes da Uergs, especialmente propostas advindas da própria comunidade acadêmica. Agora, com o início do semestre letivo, a Casa passa a receber as disciplinas regulares que integram as grades curriculares dessas licenciaturas.
O principal objetivo da parceria entre a Sedac e a Uergs é oferecer projetos desenvolvidos por docentes, discentes e comunidade acadêmica dos cursos de Artes da Uergs, gerando mais oportunidades de presença nos espaços de cultura e dando mais visibilidade à produção feita na Universidade. “Estar no palco do Theatro São Pedro é um marco muito importante; pois, as vezes, leva-se anos para conseguir atuar no São Pedro”, enfatiza Ohana, diretora da peça “Por Elise”.
Eventos na chegada em Porto Alegre
Nesta semana, iniciando nesta terça-feira, dia 15, e encerrando na segunda-feira, 21, acontecem os espetáculos da Mostra Travessia 23 – Montenegro/Porto Alegre. Como o nome sugere, este será um ato de transição entre os endereços dos campus.
A mostra de espetáculos é realizada por discentes nos dois últimos anos no curso Graduação em Teatro: Licenciatura; nos componentes curriculares Trabalho de Conclusão de Curso e Encenação Teatral II. A coordenação é da professora Jezebel De Carli, com colaboração do professor Ângelo Marcelo Adams.
Agenda Travessia 23
Dia 15 – terça-feira
– Local: Teatro Oficina Olga Reverbel/ Multipalco do Theatro São Pedro
17 horas
“Autoacusação”
Direção: Calebe Oliviere
Texto: Peter Handke
Local: Teatro Oficina Olga Reverbel
19 horas
“O Teste”
Direção: Caroline Costa
Texto e atuação: Caroline Costa e Fernando Tepasse
Local: Teatro Oficina Olga Reverbel
21 horas
“Atlas Sentimental”
Direção: Giliard Barbosa
Texto: Giliard Barbosa
Dia 16 – quarta-feira
– Local: Teatro oficina Olga Reverbel
19 horas
“O Sofá”
Direção: Eduardo d’Avila
Texto: Marco Antonio De La Parra
21 horas
“Eclipse”
Tiago Martinelli
Texto e atuação: Tiago Martinelli
Dia 21 – segunda-feira
– Local: Bar do Nito (Av. Lucas de Oliveira, 112 – Petrópolis)
20 horas
“Alguém acaba de morrer lá fora”
Direção: João Pedro Corrêa
Texto: Jô Bilac