Sustentabilidade em foco na Feira de Ciências da EEEF Delfina Dias Ferraz

A sustentabilidade foi o tema escolhido, neste ano, para a Feira de Ciências da EEEF Delfina Dias Ferraz. Oito turmas do ensino fundamental e EJA desenvolveram projetos científicos com foco social e ambiental. “O objetivo principal é que eles aprendam a fazer uma pesquisa, um trabalho científico e a ter um bom argumento. Tudo isso pensando na sustentabilidade e na questão social”, destaca o diretor da instituição, João Antônio Moreira.

Essa é a primeira vez que a escola trabalha com um tema fixo na feira, que foi escolhido com a participação de alunos e professores. “A iniciação científica é trabalhada em todas as turmas, dentro do seu nível. Nas séries iniciais é menos aprofundado, já as séries finais acabam se aprofundando mais para o aluno chegar no ensino médio com uma boa base”, afirma o diretor.

A apresentação dos trabalhos aconteceu nessa terça-feira, 20, e contou com uma banca de avaliadores. O trabalho da turma T5, 8º ano do EJA, foi sobre o sistema de cisterna. O aluno Clélio D`Ávila, 31, explica que o foco do trabalho é mostrar como o sistema pode contribuir na economia de água. “Muita gente utiliza a água de maneira imprópria, sem pensar que com um pequeno investimento vai economizar para o resto da vida e contribuir com o meio ambiente”, diz.

A primeira etapa realizada pela turma foi descobrir o modelo da casa ideal para a cisterna. Na sequência veio a missão de fazer uma maquete que representasse o projeto. “Demoramos uns quatro dias e meio para fazer a maquete. É interessante a gente saber que as pessoas podem se inspirar nesse nosso trabalho e carregar isso para a vida delas”, pontua Clélio.

Já a turma T4, 7º ano do EJA, escolheu trabalhar com a energia eólica. O aluno José Silmar da Silva, 39, conta que o tema foi escolhido pela vontade dele e dos colegas de aprender mais sobre uma energia renovável. “É a primeira vez que eu faço um projeto científico, eu acho muito bom, porque além de aprender, isso pode té servir de incentivo para as pessoas começarem a se adaptar com essas novas energias”, conclui.

A maquete montada pela turma T4 trouxe todo o modelo de como funciona a energia eólica, desde a produção, passando por subestações e chegando às residências. No total, mais de 200 alunos participaram da Feira de Ciências da escola EEEF Delfina Dias Ferraz. Na categoria ensino fundamental regular séries finais, o vencedor foi o projeto Descarte Consciente. Já na categoria EJA fundamental séries finais, o trabalho mais votado foi Recicle Hoje e Colha Amanhã.

Confira os trabalhos apresentados:

Ensino Fundamental Regular Séries Finais:
– Sabão Sustentável
– Mini Composteira Doméstica
– Descarte Consciente
– Sustentabilidade Garrafa Pet

EJA Fundamental Séries Finais:
– Recicle Hoje e Colha Amanhã
– Reaproveitamento de Alimentos
– Energia Eólica
– Sistema de Cisterna

Veja algumas fotos:

Últimas Notícias

Destaques