Casos suspeitos envolvem um estudante da Escola José Pedro Steigleder e alunos da educação infantil do município
Um estudante de 16 anos, do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pedro Steigleder, de Montenegro, apresentou complicações de saúde que fizeram membros da comunidade escolar suspeitarem de meningite. Alguns pais chegaram a não enviar os filhos para a escola. Mas a direção do educandário pede cautela, já que o caso é tratado como suspeita.
Conforme a vice-diretora, Andréia Hass Röder, o garoto foi internado no Hospital Montenegro após apresentar fortes dores de cabeça. O pai do jovem, João Jair dos Santos, 44 anos, nega que o filho tenha apresentado sinais de meningite. Para ele, o jovem teve uma crise de sinusite. Ele relata que o garoto já teve meningite, aos 4 anos de idade, e não crê que isso tenha ocorrido novamente.
Segundo o pai, o diagnóstico médico apontou que realmente o problema de saúde foi ocasionado por um quadro agudo de sinusite. Na quarta-feira, 22, o estudante passou por uma cirurgia, João não soube dar detalhes sobre a intervenção. Atualmente, o adolescente está em fase de recuperação.
A diretora do educandário relata que no dia 21 de novembro houve uma reunião, promovida pela secretaria municipal da Saúde, com o objetivo de orientar os educadores sobre medidas de prevenção a doenças contagiosas. O encontro foi realizado após alunos de escolas de educação infantil apresentaram sintomas suspeitos de meningite bacteriana. O nome desses locais não foi divulgado.
Na reunião, as escolas foram orientadas a manter os ambientes arejados e intensificar ações de higiene. Para apurar os locais onde ocorreram as demais suspeitas, além de obter informações sobre exames e medidas preventivas, a reportagem aguarda retorno do contato com o setor de Epidemiologias da SMS, responsável por este tipo de caso.
O Hospital Montenegro também foi contatado visando esclarecer o diagnóstico e tipo de cirurgia a qual o menor foi submetido. Até o fechamento da reportagem, não houve retorno sobre a solicitação.