Com mais de sete mil unidades encomendadas antes mesmo de ter chegado às concessionárias, o novo veículo da Renault, o Kwid, balança o mercado brasileiro, que anda meio sonolento, ainda iniciando a recuperação da crise que se arrasta desde 2014. E é justamente no ponto fraco do brasileiro que a empresa está focada: o bolso. O sub-compacto — que também vem sendo chamado de “SUV de entrada” devido à sua altura do solo — tem preços entre R$ 29.990,00 (versão Life, de entrada) e R$ 39.990,00 (Intense).
“A Renault traz mais uma vez aquilo que os exigentes clientes desejam, levando ao segmento de entrada um veículo com diversas características do universo SUV – o que mais cresce no país –, além de itens de segurança e espaço interno não encontrados nos veículos compactos”, afirma Luiz Pedrucci, presidente da Renault no Brasil. A procura pelo novo modelo tem sido tão grande que a fábrica em São José dos Pinhais teve de contratar 600 funcionários e passar a operar em terceiro turno.
O Renault tem se saído bem em testes de consumo de combustível, registrando 15,2 km/l com gasolina e 10,5 km/l quando abastecido com etanol, em trajeto misto (urbano-rodoviário). O veículo é também prima pela segurança, pois traz de série quatro airbags (dois frontais e dois laterais), além de outros itens e reforços estruturais. Isso porque na Índia, onde o Kwid foi inicialmente projetado, ele se saiu mal em testes de colisão.
A versão Life sai de fábrica com aros de 14 polegadas, dois airbags laterais, dois airbags frontais, dois Isofix, predisposição para rádio e indicadores de troca de marcha e de condução. A configuração Zen, que custa R$ 35.390,00, vem com direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, rádio com Bluetooth e entradas USB e AUX. A Intense com Pack Connect, de R$ 39.990,00, tem retrovisores elétricos, faróis de neblina cromados, Media NAV 2.0 com câmera de ré, abertura elétrica do porta-malas, rodas Flexwheel e chave dobrável.
Números
— 18 centímetros de altura do solo
— Ângulos de entrada de 24º e de saída de 40º
— 3,68 metros de comprimento; 1,47 m de altura; 1,58 m de largura e 2,42 m de entre-eixos
— Porta-malas com capacidade de 290 litros
— Tanque de 38 litros
— Motor três cilindros 1.0 de 66 cv e torque de 9,4 kgfm (gasolina); 70 cv e torque de 9,8 kgfm (etanol)
— Em trecho misto, faz 15,2 km/l com gasolina e 10,5 km/l com etanol
— 758 kg de peso
— R$ 388,00 é o valor das revisões desde os 10 mil até os 60 mil quilômetros (versões Zen e Intense)