SOS Estiagem: agricultura familiar sem data para sacar

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Estado ainda não definiu data para pagamento do SOS Estiagem aos agricultores familiares. Questionada pelo Ibiá, apontou apenas que isso vai ocorrer até o final do ano e que também não há data para o grupo iniciar consulta por nome no site www.sosestiagem.rs.gov.br. No momento, apenas assentados da Reforma Agrária, ribeirinhos, quilombolas e indígenas, que atendem os requisitos, podem sacar a parcela de R$ 1 mil.

Até essa quarta-feira, metade dos beneficiários deste grupo pelo SOS Estiagem já haviam sacado o valor. De acordo com dados do Banrisul, o número é de 6.097 dos 12.978 contemplados. O apoio financeiro, com recursos do Tesouro do Estado, é destinado às famílias residentes em áreas rurais que foram altamente impactadas com as perdas provocadas pela estiagem na última safra de verão.

Para ter direito ao recurso, o beneficiário desse primeiro grupo tem que possuir inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) em 29 de março de 2022 e residir em município que teve seu decreto de situação de emergência ou de calamidade pública homologado entre dezembro de 2021 e 31 de março de 2022. Na área de cobertura do Ibiá, Montenegro, Brochier, Maratá e Pareci Novo tiveram decretos homologados pelos governos.

Quando foi liberado, o beneficiado deverá procurar uma agência do Banrisul com documento de identificação com foto e o número do CPF. O auxílio será pago a apenas um indivíduo do mesmo núcleo familiar. O valor deverá destinar-se, preferencialmente, para a aquisição de alimentos e outros gêneros de primeira necessidade; para sementes e insumos agrícolas e para alimentação animal.

Contatos para informações
A Secretaria da Agricultura coordena essa política de crédito emergencial, e disponibiliza dois canais para atendimento às famílias que precisam tirar dúvidas sobre o pagamento do SOS Estiagem. Os pedidos de esclarecimentos devem ser encaminhados para o e-mail [email protected] ou solicitados pelos telefones 3288-6208 e 3288-6791.

Últimas Notícias

Destaques