Por volta das 5h30min da manhã desta sexta-feira, dia 28, Tamires Ramos, de 27 anos, acordou para ir ao banheiro quando percebeu que a casa estava em chamas. O fato ocorreu na rua Júlio Rosa Machado, no bairro Santo Antônio em Montenegro. “Vi o fogo no quartinho e, nisso, a parede caiu”, lembra Tamires.
Tamires diz que não sentiu o cheiro de fumaça e só acordou por que precisava ir ao banheiro. Ela era o único adulto no local e precisou ser rápida para evitar que seus dois filhos pequenos ficassem feridos. “Corri até o quarto onde as crianças estavam, peguei elas e sai correndo pra rua”, relata. Instantes após deixar o imóvel, com a filha de quatro anos e o filho de 10 meses, Tamires viu uma explosão alastrar ainda mais as chamas na residência. “Só deu tempo de pular pra a rua com eles”, diz a mulher.
Um vizinho chamou os bombeiros e, enquanto aguardava a chegada da equipe, usou uma mangueira para tentar controlar o fogo. A pesar do esforço e da boa vontade do morador, e da própria guarnição dos bombeiros, não foi possível evitar que o fogo consumisse o imóvel de dois quartos, sala e cozinha de madeira. Conforme Tamires, a suspeita é que um curto-circuito na fiação elétrica tenha provocado o incêndio.
Tamires conta que, da casa foram retiradas uma sacola com roupas para o bebê, a qual havia sido preparada para ser levada à creche, e a mochila da filha mais velha. Ela e os filhos saíram de casa com a roupa do corpo para se abrigar na casa do pai dela, na localidade de Alfama.
Tamires trabalha no Hospital Montenegro 100% Sus, como faxineira. Contudo, ela precisa de ajuda, pois as crianças necessitam de roupas, calçados, leite, fraldas e outros itens indispensáveis aos pequenos. Interessados em ajudar mãe e filhos podem entrar em contato pelo número 51 9 99 68 42 56. “Ainda estou ‘anestesiada’ com tudo isso”, diz a jovem mãe de família.
A Administração Municipal informa que o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Luis Fernando Ferreira, está acompanhando o caso desde cedo. Uma cesta básica de alimentos foi doada à família e, na próxima semana, a partir de terça-feira (em razão do feriado municipal), Tamires poderá ir até a secretaria para obter roupas para ela e os filhos.