Proposta de Educação em Turno Integral será inserida em três escolas e mantida com recursos próprios do Município
Tudo é novo. Diferente e cheio de descobertas para 12 crianças que chegaram ontem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Walter Belian. Doze crianças que têm de 6 a 9 anos. Doze olhares atentos ao que a professora falava. Doze alunos eufóricos que logo se enturmaram. Doze pioneiros do projeto de Educação em Turno Integral da Secretaria Municipal de Educação (Smec).
Angélica Peguerino tem 9 anos e é aluna do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfo Schüler. Ontem, ela e outras 11 crianças daquela escola tiveram a primeira aula do projeto. Chegando ainda meio tímida, com os olhos atentos às novidades, Angélica logo encontrou outras colegas que vieram da Adolfo Schüler e viu a manhã passar rápido. “Achei muito legal aqui”, disse ela. “Fizemos trabalhinhos, lemos, fizemos crachá e desenho”, conta ela apontando para as atividades que fez.
Henrique da Rosa Peguerino, de apenas 6 anos é aluno do 1º ano da Escola Adolfo Schüler, “o caçula da turma”, como fala a professora Marta Sudbrack, também é um dos alunos atendidos pela nova proposta da Smec.
“- O que é esse desenho?”, pergunta a professora. “- É uma fumiguinha e uma cigarra que vi no livrinho”, explica o menino.
Assim, entre vocabulários que ainda estão sendo formados, para as crianças e para a professora, o dia foi de grandes descobertas. Em pouco tempo o novo se tornou comum e as crianças já se sentiam a vontade na nova escola. “Aqui as crianças terão espaço de acolhimento que só irá trazer benefícios. Eles estão bem assistidos”, diz a professora Marta Sudbrack.
De acordo com ela, esse período, de 1º ao 3º ano faz parte do ciclo da alfabetização das crianças, portanto, “incentivar a alfabetização, fazer atividades lúdicas e explorar os espaços da escola, como ginásio, biblioteca e laboratório de informática é algo que contribui muito para a formação das crianças”, reforça.
Para a supervisora escolar, Elizabete Gonçalves, a impressão foi de que as crianças já vinham há tempo na escola. “Eles ficaram tão à vontade. Tenho a impressão de que esse projeto é algo bastante positivo para a escola, trabalhar no turno integral e então começar a se familiarizar com essa nova proposta”, completa.
Três escolas serão pioneiras na nova proposta de educação
As escolas municipais de Ensino Fundamental Adolfo Schüler, Doutor Walter Belian e São Paulo serão as três instituições inseridas na nova proposta da Secretaria de Educação. A ideia é de que 60 crianças possam ser atendidas com o projeto. Ontem as turmas iniciaram com 12 crianças, que recebem, gradativamente, mais alunos.
As crianças serão atendidas em três dias (terça, quarta e quinta-feira) com atividades diferenciadas, dando ênfase no reforço a alfabetização e atividades que estimulem o desenvolvimento intelectual, social e motor.
Os estudantes da Escola Adolfo Schüler serão atendidos em turno inverso ao letivo na Escola Doutor Walter Belian. Já os alunos da Escola São Paulo serão atendidos na Escola 5 de Maio, instituição que já possui o turno integral, mas pelo Novo Mais Educação, projeto do governo federal.
“Esses alunos são buscados na escola de origem, pelo transporte escolar, passam a manhã na escola, onde é desenvolvido o turno integral, recebem almoço e depois são levados para a escola onde terão a aula regular”, explica a secretária municipal de Educação Silvana Schallenberger.
Além de contribuir com o reforço da alfabetização, o projeto busca auxiliar as crianças na vulnerabilidade social, já que os alunos que participam do projeto são os que tem maior nível de carência social e educacional. “Consequentemente as crianças em vulnerabilidade social têm alguma dificuldade, como fazer o tema e acompanhar as aulas, então isso vai ser um suporte pedagógico”, defende a coordenadora do Novo Mais Educação na Smec, Marcia da Silva Farias.
O Projeto de Educação em Turno integral, que será custeado com recursos próprios do Município, é uma das estratégias da Smec para atender as metas do Plano Nacional de Educação (PNL).
“A meta seis do PNL diz que devemos oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Com isso, nos vamos atender mais de 50%. Já temos nove e mais essas três, serão 12 escolas das 21 de Ensino Fundamental que temos, o que representa mais de 50% de atendimento em Tempo Integral”, argumenta Silvana.