A Comissão Permanente de Sindicância da Prefeitura de Montenegro irá apurar as circunstâncias de um desentendimento entre um servidor de carreira e um ocupante de cargo de confiança (CC), da secretaria municipal de Viação e Serviços Urbanos. A desavença teria ocorrido no pátio da SMVU, na última segunda-feira, dia 26.
Questionada sobre o motivo da briga e o tipo de agressão praticada entre a dupla, a assessoria de comunicação (Acom) da Prefeitura informa que a Administração não vai comentar estes dois aspectos e ressalta que foi determinada justamente a abertura de uma sindicância para apurar os fatos.
O CC foi exonerado do cargo que ocupava. As medidas cabíveis ao funcionário de carreira só serão apontadas na conclusão da sindicância. Conforme a Acom, a demissão do CC ocorreu porque o prefeito Gustavo Zanatta entende que, independente do motivo, episódios envolvendo ameaças e violência de qualquer tipo não se justificam.
Como os cargos de confiança são de livre nomeação e afastamento, concluiu a Administração que a demissão é a melhor alternativa. Quanto ao servidor, a legislação apresenta salvaguardas que impedem qualquer punição sem o prévio e devido processo.
A partir da data de instalação, o prazo para conclusão da sindicância é de 30 dias, mas pode ser prorrogado, oficialmente, por mais 30. Contudo, havendo justificada necessidade, o período pode ser alongado.