SEGURANÇA. Equipamentos visam facilitar saída de veículos do quartel e evitar acidentes
Ainda na primeira quinzena do mês de junho devem entrar em funcionamento as sinaleiras que estão em fase de instalação na Avenida Ernesto Popp, em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros Militares de Montenegro (CBM). O equipamento só será acionado, pelos próprios bombeiros, para interrupção do tráfego, quando os veículos da corporação estiverem deixando o local para atender ocorrências. Segundo o sargento Ricardo Viegas de Mattos, responsável pela corporação, a demanda pelas sinaleiras é uma questão de segurança, pautada há cerca de 20 anos e que agora vira realidade.
No mês de maio, Mattos contatou o Departamento de Transporte e Trânsito (DTT) de Montenegro para tentar encontrar uma solução para o problema da alta velocidade dos veículos que se deslocam em frente ao quartel. “Sair com um veículo de socorro daqui é muito perigoso. Não podemos correr o risco de sofrer um acidente de trânsito enquanto alguém está precisando da nossa ajuda”, justifica o sargento.
O pedido inicial de Mattos para o diretor de Transporte e Trânsito, Paulo Temppas Júnior, foi pela instalação de tachões redutores de velocidade, mas, foi informado que havia a possibilidade da implementação dos semáforos. “O Paulo disse que tinha os postes e as sinaleiras, em menos de 10 dias resolvemos tudo”, conta Ricardo.
Conforme Temppas, o material compõe o estoque do Departamento para eventuais demandas de substituição e, caso haja necessidade de troca na cidade, não fará falta, pois, há mais material armazenado. As placas de sinalização, informando sobre os novos equipamentos, serão instaladas pelo DTT. “Toda sinalização vertical e horizontal será feita antes das sinaleiras começarem a funcionar para que as pessoas se acostumem com a ideia de que aqui tem sinaleiras de emergência. A operação do semáforo deve ocorrer três ou quatro dias depois da sinalização ser instalada “, afirma o diretor de Trânsito.
Mattos destaca o apoio recebido para concretizar a demanda. Empresas locais e o Instituto Penal de Montenegro (IPM) contribuíram com mão de obra e material para que o sistema fosse instalado. “Quando cheguei no quartel, há 16 anos, já se tentava contato para instalar a sinaleira aqui na frente. Por motivos administrativos e talvez políticos não se conseguia”, comenta o sargento.
O empresário Fabiano dos Santos, da rede de supermercados Via II, doou 200 metros de cabo. “Essas sinaleiras são de grande importância para o Corpo de Bombeiros. É uma parceria, o Poder Público local fez sua parte e para agilizar o processo a gente faz essa contribuição”, diz Fabiano sobre a doação. “Como é um tipo de instalação diferente da usada nos demais semáforos, pois o controle de funcionamento é exercido de forma manual, o material não é previsto nas compras da Prefeitura, por isso precisamos da doação”, detalha o bombeiro.
O trabalho de dois apenados do IPM e da RDN Guindates tornou possível a colocação dos postes em pouco mais de duas horas. “A gente fica muito feliz em poder contribuir para que o município se torne cada vez melhor. Todos os órgãos públicos que nos pedem ajuda, se estiver ao nosso alcance, a gente colabora”, comenta o diretor do IPM Nairo Resta Ferreira. “A soma de forças torna possível resolver qualquer problema”, pontua Mattos.