Servidora estava aposentada desde fevereiro do ano passado
O amor pelo trabalho em prol da comunidade fez com que Silvana Aparecida Furtado de Souza Schons interrompesse a sua aposentadoria e retornasse ao serviço público. Nessa segunda-feira, 22, ela retornou a função de chefe da Vigilância em Saúde após pouco mais de um ano do seu afastamento.
Aposentada desde fevereiro de 2020, Silvana Schons Silvana trabalhou durante 35 anos no serviço público, sendo 33 na e 18 na Vigilância. Nutricionista e sanitarista, especialista em saúde pública, Silvana chegou a ser chefe da Vigilância no ano de 2012 e, após, entre 2015 e 2020.
Durante o seu tempo no setor criou o projeto “Pequenos Vigilantes” – iniciativa pensada para educar jovens sobre a importância dos cuidados com o manejo dos alimentos, dentre outras demandas da Vigilância. Mais recentemente, tomou a frente da luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue e a zyka.
“Quanto mais pessoas a gente conseguir conscientizar serão menos as possibilidades de doenças. Eu acredito muito nisso, que se as pessoas realmente tivessem a consciência voltada pro pessoal e coletivo a nossa situação no Brasil – apesar de tudo – estaria muito melhor.”, declara Silvana.
Segundo ela, a intenção é seguir com os projetos futuramente, mas no momento o foco é o controle da pandemia do novo coronavírus. “A expectativa agora é a gente continuar vacinando um maior número de pessoas conforme as vacinas vão sendo dispensadas, que é uma das possibilidades de baixar essa curva e também penso em trazer de volta a minha prática com projetos educativos”, explica.
Para Silvana, as equipes da Saúde e da Vigilância vêm fazendo desde o início da pandemia um ótimo trabalho, porém a vontade de fazer algo pela comunidade falou mais alto. “Eu encaro como um reforço pra colaborar com a equipe, pra trazer um pouco da minha expertise acumulada para agregar no trabalho”, completa.