Dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontam que a produção de veículos teve um aumento de 4,4% em setembro. Embora tenha havido melhora no índice, o nível ficou 11% abaixo do registrado no mesmo período de 2019. Ainda assim, a entidade comemora o último mês como “o melhor do ano em produção e vendas”
Setembro fechou o melhor trimestre do ano, após os sucessivos recordes negativos do segundo trimestre, altamente impactado pela pandemia do novo coronavírus. Faltando três meses para o encerramento, a entidade refez suas projeções para 2020, indicando um cenário melhor dique aquele apresentado na metade do ano.
A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) segue na mesma direção, ao indicar que a venda de veículos novos manteve a tendência de alta. Os negócios tiveram alta de 13,3% em setembro, ante o mês de agosto. O resultado mostra uma continuidade da recuperação do mercado automotivo após a pandemia.
Ainda assim, são números abaixo daqueles alcançados em anos sem pandemia. O mercado interno de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus tem 1,925 milhão de unidades licenciadas no ano, queda de 31% e pior resultado desde 2005.