Será um grande Dia de Campo em Santos Reis

Escola Osvaldo Brochier celebra seus 70 anos com Ciência, música e Meio Ambiente

Este sábado, dia 26, será movimentado na Comunidade Escolar Osvaldo Brochier, na localidade de Santos Reis, em Montenegro. Entre 9h30min e 16h30min o Dia de Campo 2024 terá uma programação que varia entre arte e atenção ao Meio Ambiente, sendo aberta aos visitantes e com atividades inéditas nesta edição.

Em 22 de abril deste ano, a Osvaldo Brochier comemorou sete décadas de pluralidade e protagonismo na comunidade, que é refletido no tema gerador dos projetos de 2024 “70 anos celebrando a história, fortalecendo as conquistas, construindo o futuro”. Nesta posição de alicerce social, a Osvaldo Brochier iniciou o Dia de Campo em 2013 (não teve em 2020 e em 2021 em função da pandemia). “Acredito que a primeira vez que foi realizado na região foi na nossa escola”, comentou a diretora Débora Cristiane Pohren Batista.

Ela recorda que o aniversário foi comemorado com baile promovido pelo CPM da escola em parceria com a Sociedade Cultural Esportiva de Santos Reis. Agora a data marcará o Dia de Campo, atividade que é uma diretriz educacional fomentada nas Escolas Rurais da Rede Estadual. A docente explica que suas são atividades pensadas para “sensibilização e estímulo à valorosa participação e envolvimento das famílias e comunidade com a escola”.

“A Escola Osvaldo Brochier, hoje e sempre, recebeu muito apoio das famílias e da comunidade”, ressalta. Essa união concede ao educandário a característica de promover inúmeras atividades extraclasse e transversais às disciplinas, como oficinas esportivas e culturais, Cooperativa Escolar (Cooperob) e ações de proteção ambiental, inclusive com uma trilha ecológica.

Futebol Feminino saiu do papel
Um resultado desta busca pelo conhecimento em consonância com as pessoas de Santos Reis (e arredores) é a partida de futebol feminino que reunirá ex-alunas, a partir das 16 horas. O jogo festivo no formato Sete surgiu de um dos 20 projetos que estarão na feira científica, intitulado “De Proibido a Popular: trajetória e evolução do Futebol Feminino no Brasil”. “Como temos um campo de futebol que remete a muitas lembranças nestes 70 anos de história, foi programado esse momento”, define a diretora.

Outra estreia em 2024 é a parceria com o projeto Tampinha Solidária, que fará “drive-trhu de recicláveis” até as 13h30min. Ao longo do dia haverá venda de lanches típicos, como Entrevero, pastel, bolos, frutas, sucos, Spritzbier; e ao meio-dia estudantes farão música ambiental voz e violão.

Atividades transversais e extra-classe são a tônica do sucesso na Osvaldo Brochier. Foto: Arquivo Ibiá

200 Anos da Imigração Alemã em foco
Os 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil também foi estudada em sala e explorada em projetos escolares que serão expostos neste sábado. Para aprofundar o tema a Escola receberá, as 13 horas, o historiador Eduardo Kauer, Patrono da Feira do Livro de Montenegro 2024, e especialista no assunto.

A cultura alemã será evidenciada pelo Coral da Sociedade de Santos Reis, que participa desde o primeiro Dia do Campo, e nesta edição se apresentará ao lado do Coralzinho de Crianças Osvaldo Brochier. Ambos sob regência de Norildo Pereira de Andrade repetirão o encontro do baile de 70 Anos. “Também em alusão aos projetos desenvolvidos em referência aos 200 Anos da Imigração Alemã, teremos o grupo de danças alemãs “Lustige Harmonienzgruppe”, de Harmonia”, acrescenta a diretora.

Últimas Notícias

Destaques