Senador Lasier confere obra no Teatro da Fundarte

“Montenegro é uma cidade que tem a Fundarte!” Com essa frase o senador Lasier Martins (Podemos) definiu a importância da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e reiterou seu compromisso com a entidade. Ele foi recebido sexta-feira, dia 22, pela direção da instituição, integrantes da Associação Amigos da Fundarte e o prefeito Gustavo Zanatta (PTB); e conferiu a reforma do Teatro Terezinha Petry Cardona, realizada com emenda de sua autoria, no valor de R$ 170.000.

Durante a reunião, o político gaúcho declarou que instituições com o cunho cultural dão outra concepção a uma comunidade. Ele explicou ainda que sempre foi contrário as emendas, defendendo que um legislador não deve “distribuir dinheiro”. Mas após eleito, soube que, se não exercer seu direito de destinar recursos, aquele valor passa para outro senador. A decisão foi então dividir sempre a verba em 80% para projetos em Saúde Pública e 20% em Educação, incluindo a Educação Infantil.

Diretora executiva Júlia Maria Hummes mostra detalhes

Seguindo esta lógica, já enviou R$ 1,1 milhão ao Hospital Montenegro (HM) 100% SUS, através de três emendas, visando inclusive a implantação de novo Centro Obstétrico. Outra verba com função regional foi investida na restauração do Museu Bento Gonçalves, em Triunfo.

Lasier Martins caminhou pelo teatro, observando a troca de revestimento do piso e a melhoria na iluminação. E nesta visita conheceu ainda outras necessidades estruturais que a Fundarte possui. Lasier confirmou que em outubro colocará seu mandato para avaliação, tentando a reeleição para mais oito anos como representante do Rio Grande do Sul no Senado.

 

Reforma será entregue em duas semanas
A arquiteta Rosana Backes é a responsável pelo projeto do Teatro inaugurado em 2002; e projeta que até o início de agosto o trabalho estará sendo concluído. O Therezinha Petry Cardona está recebendo nova pintura e o assoalho do palco será lixado e selado. Foi instalado um sistema de automação das quatro varas cênicas para iluminação do palco, que agora tem altura programada e acionada por controle remoto. O mesmo sistema controla também a cortina do palco.

Arquiteta Rosana Backes mostra uma chapa do moderno e funcional revestimento do piso do auditório

O piso do auditório será reparado, e o antigo carpete substituído por placas de Flotex revestidas com lâmina de PVC. O material é composto 80 milhões de fibras de nylon 6.6 mm por metro quadrado; tem propriedades acústicas, é antiderrapante e antichama, traz estabilidade, conforto, silêncio, higiene e segurança. (RE)

Últimas Notícias

Destaques