A sede da Associação Cultural e Beneficente Floresta Montenegria recebe no sábado, 19, mais uma edição do seminário “O negro e a educação”. O evento é promovido em parceria com a Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura de Montenegro, na programação da Semana da Consciência Negra. A participação é gratuita, mas limitada a 100 pessoas, com inscrição pelo link l1nq.com/seminarionegroeducacao.
O tema do evento deste ano é “A educação para as relações étnico-raciais para além da escola”. A abertura do seminário irá ocorrer às 8h30min, sendo seguido, às 9h, pela palestra “Espaço Oorun – Arte, cultura e ancestralidade”, com Fernanda Oliveira. Fernanda é pedagoga formada na UFRGS, professora em Novo Hamburgo, co-fundadora do Coletivo Profes Pretas e CEO da Ayo Livros e Brinquedos.
Após, a partir das 10h30min, será apresentada a peça teatral “Iya Dudu”, que tem direção e dramaturgia de Sérgio Rosa. O espetáculo relata a história de uma mulher negra vítima do racismo estrutural, trazendo críticas através de poesias, músicas e narrativas sobre o tema. O encerramento está previsto para o meio-dia. (ARH)