A Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina realizou na noite dessa quarta-feira, 10, o Seminário “O Negro e a Educação”. A programação contou com desfile, exposições e palestras. O intuito foi discutir sobre as crianças negras no espaço escolar.
Conforme Letícia Santos, presidente da ACB Floresta Montenegrina, a ideia foi trazer novamente para debate o primeiro tema do Seminário, que foi criado em 1992. “A gente achou interessante retomar o seminário pelo caráter vanguardista dele, ele foi um seminário que começou a ocorrer 15 anos antes da Lei 10.639, e naquela época pouco se falava da questão da escola… O tempo passou e a gente ainda acha a pauta escolar muito importante”, declarou Letícia.
A programação teve início às 19h, com um Desfile de Modas da grife Nega Nagô, de Caxias do Sul. Também no meso horário aconteceu a exposição de bonecas do coletivo Obax Atelier. Já às 19h30min, aconteceu a palestra “Atravessamento do Movimento Negro na História da Educação Nacional”, com Alexandre Ferraz da Conceição. Às 20h30min entrou em debate o tema “A Educação para as Relações Étnico Raciais e as Ações Possíveis no Chão da Escola”, com palestra de Roselaine Domingos de Castro Dias.