Com o tema “Mercado de trabalho: desafios e possibilidades da pessoa com deficiência” ocorre, durante toda esta terça-feira, o seminário do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdped). A proposta busca debater formas de inserção de pessoa com deficiência no mercado de trabalho e como empresas podem se adaptar para receber os profissionais.
Durante o ato de abertura do evento, o presidente do Comdped Valdair da Rosa Silva destacou a reativação do Conselho e a necessidade de se falar sobre o tema abordado no seminário. “O nosso objetivo, como Conselho, é incentivar ações como estas. Queremos ter a possibilidade de estar no mercado de trabalho e nos espaços da comunidade”, ressaltou.
Na oportunidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Neri de Melo Pena (Cabelo) falou sobre a iminência de adaptar o Legislativo as necessidades dos deficientes. “Termos a obrigação por sermos cidadãos”, destacou.
Depois da abertura oficial do evento, o debate foi em torno do tema central do evento, contando com depoimento sobre as dificuldades de se inserir no mercado de trabalho, com Carlos Fernando Petry, que atua no suporte técnico de uma empresa e é deficiente visual; com a especialista na área de gestão Cristiane Fraga e com Douglas Hallan, que atua no Fgtas/Sine de Montenegro.
À tarde os debates seguem com a participação de empresas e depoimentos de trabalhadores.