Evento contará com palestras para discutir assuntos relevantes do setor
Brochier recebe na próxima quinta-feira, 14, a quarta edição do Seminário de Produção Sustentável do Carvão. O evento, que busca discutir assuntos relevantes sobre o setor do carvão vegetal, ocorre no Centro Comunitário Católico de Brochier, a partir das 8h. Interessados em participar podem fazer sua inscrição antecipada pelo link https://forms.gle/Ezdw7e1gbZU4ruih6. Haverá, também, a possibilidade de fazer a inscrição no começo do seminário.
O evento contará com palestras, debates e relatos de experiências. Estão entre os temas do seminário o Cadastro Florestal, o sistema de produção e perspectivas do carvão vegetal no Brasil, as espécies florestais com potencial para a produção de carvão vegetal, o manejo de sistema silvipastoril, o panorama florestal e perspectivas do setor e o aprimoramento de regras de produção.
“A intenção é a de conscientizar empresas, produtores e setor público sobre a importância do cultivo de florestas plantadas e da produção de carvão vegetal”, salienta o assistente técnico regional (ATR) na área do carvão vegetal da Emater/RS-Ascar, Fábio Encarnação. Ele ressalta, ainda, a importância de produtores de carvão vegetal e outros atores da cadeia produtores fazerem parte do seminário. “(O seminário) vai no sentido de mobilizar esses elos da cadeia produtiva. Todos eles são convidados para participar do evento que tem intuito de debater questões importantes do setor carvoeiro aqui da nossa região e do Estado”. reforça.
O seminário é uma promoção das entidades que integram o Grupo Técnico do Carvão Vegetal de Brochier, estando entre elas a Emater/RS-Ascar, a Associação dos Produtores e Empacotadores de Carvão Vegetal (Apecave) e a Prefeitura de Brochier. O apoio é da Cooperativa Sicredi e da Empresa Seta. O Governo do Estado, por meio do Departamento de Defesa Vegetal (DDV) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e irrigação, e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também contribuem com a iniciativa. O evento faz parte da programação da 14ª Expofesta.
Programação
8h – Recepção, inscrições e café
8h30 – Abertura
9h – Cadastro florestal, com o engenheiro agrônomo do DDV do Estado Fabrício Ribeiro Anzolin
9h45 – Sistema de produção e perspectivas do carvão vegetal no Brasil, com a doutora em engenharia de produção Sueli Miranda Santos.
10h45 – Espécies florestais com potencial para a produção de carvão vegetal, com o professor doutor da UFSM engenheiro florestal Jorge Antônio de Farias.
11h15 – Manejo de sistema silvipastoril visando produção de madeira para carvão vegetal, com o engenheiro florestal da Emater/RS-Ascar Gilmar Deponti.
11h45 – Panorama florestal e perspectiva do setor, com a analista de aquisição florestal da empresa Seta Ariane Marques da Silva.
12h – Aprimoramento das regras de produção de carvão vegetal, com o técnico em meio ambiente e coordenador do GT de Carvão Vegetal de Brochier João Roque da Rosa.
12h20 – Encerramento