Fase final. Jogos decisivos serão realizados em Taquari e Arroio do Meio
Chegou a hora da verdade no Campeonato Estadual Inovação de Futebol! Depois de uma longa fase classificatória, que se estendeu por sete meses, a competição regional, enfim, chega em sua fase eliminatória. Neste final de semana, Taquari e Arroio do Meio sediam as semifinais do certame, e sete times estão envolvidos na disputa. Entre eles, está o Fera, equipe montenegrina que emplacou suas seis categorias nesta etapa.
O Fera é o único semifinalista que segue na briga pelo título em todas as categorias do Estadual. O Cruzeiro, de Cachoeirinha, e o Prata da Casa, de Arroio do Meio, estão em cinco semifinais. O Pinheiros, de Taquari, está representado por quatro categorias, o Sete de Setembro, de Lajeado, por duas, Esportivo, de Bento Gonçalves, e Avenida, de Santa Cruz do Sul, estão com uma equipe cada nesta fase.
A garotada mais nova joga sábado, em Taquari. Treinada por Júlio César Machado, o Julinho, a Sub-10 será a primeira categoria do Fera a entrar em campo por uma vaga na decisão, às 9h30min. O adversário é o Cruzeiro. “Vamos enfrentar a equipe que ainda não perdeu na competição e sofreu apenas quatro gols. Será um duelo bem difícil, mas faremos o possível para neutralizar os ataques deles”, analisa o técnico montenegrino.
Uma hora mais tarde, Julinho estará novamente na casamata para comandar a Sub-12 do Fera. Nesta categoria, a equipe da cidade encara o Sete de Setembro e busca quebrar um tabu para chegar à final. “Conheço bem o adversário. Em todas as edições nesta categoria, não conseguimos vencer o Sete, mas são sempre jogos muito disputados. Acredito que nessa idade os jogos são mais abertos. Sabemos os jogadores que podem fazer a diferença para ambos os lados, e tenho total confiança no meu grupo”, ressalta.
Ainda no sábado, a equipe Sub-11 do Fera, treinada por Jorge Rodrigues, o Jorginho, enfrenta o Cruzeiro, às 11h30min, por um lugar na grande final. Líder da fase classificatória, o time montenegrino quer confirmar o favoritismo em Taquari para seguir firme na disputa do título. No último encontro entre as duas equipes, no final de setembro, vitória da equipe de Montenegro, por 1 a 0.
Sub-13, Sub-14 e Sub-15 decidem vaga em Arroio do Meio
Invicto no Estadual Inovação e líder isolado da fase classificatória, a Sub-14 do Fera faz o primeiro jogo de domingo, às 9h, em Arroio do Meio. Atual campeã da competição, a equipe treinada por Eduardo Vercelhese, o “Da Páscoa”, mede forças com o Prata da Casa, time que sedia o segundo dia das semifinais.
Às 10h, é a vez da gurizada nascida em 2003 entrar em campo. Depois de engrenar na segunda meta da primeira fase, a equipe do técnico Tiago Schlingvein, o Maratá, enfrenta o Esportivo por uma vaga na decisão. “Será um confronto bastante equilibrado, pois eles têm uma grande equipe, forte fisicamente e com muita intensidade. Vamos tentar impor nosso estilo de jogo, sempre ter a posse de bola e ser decisivo na hora de finalizar. Treinamos bastante as finalizações essa semana”, frisa o treinador.
A outra categoria de Tiago Maratá, a Sub-13, entra em ação às 11h, diante do Pinheiros. Primeiro colocado da fase classificatória, o time de Montenegro tem o favoritismo no duelo, mas precisa comprová-lo dentro das quatro linhas. “Agora é outro campeonato. Classificamos em primeiro e vamos pegar o quarto colocado, mas nem por isso teremos vida fácil, pois o Pinheiros é uma equipe bem estruturada e organizada. Não podemos deixar eles jogarem, são perigosos”, analisa Maratá.
“A nossa expectativa é conseguir êxito nas duas categorias, mas está tudo em aberto. Todas as equipes têm totais condições de chegar nas finais. Vamos dar nosso melhor”, completa o técnico do Fera.