Semana Nacional da Família é marcada por ações de valorização e encontros

CELEBRAÇÃO. Chimarrão e boa conversa não faltaram nos eventos do final de semana

Em Montenegro, a Semana Nacional da Família encerrou nesse domingo, dia 21, com ações na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Timbaúva. No sábado, 20, as famílias se reuniram na Catedral São João Batista, no Centro da cidade. O objetivo dos encontros é promover a valorização da família.

As atividades da Semana Nacional da Família foram compostas por missa em celebração à família, mais uma edição do projeto Café com Fé e também pelo momento de convivência, promovido nas igrejas do Centro e da Timbaúva.

O padre João Vitor Freitas dos Santos relata que a comunidade católica abraçou as ações. “A igreja ficou lotada durante a celebração na quarta-feira. O Café com Fé, na quinta-feira, teve o maior número de famílias registrado até agora”, conta o pároco. “Essa é uma semana de reflexão e de valorização da família. Nossa intenção é mostrar o quanto é bom constituir família e que devemos celebrar isto”, diz o padre.

Com apenas 14 anos de idade, Guilherme Modler, membro do Curso de Liderança Juvenil (CLJ), sabe bem o quanto é importante o vínculo familiar. Os pais de Guilherme, Letícia e Jederson Modler, aceitaram o desafio de se tornarem “tios” do CLJ para estar mais perto do filho e poder contribuir para que ele se mantenha no caminho do bem. “É bom ver que eles se importam com os jovens. Eles nos incentivam a seguir o caminho Cristão”, comenta o jovem.

“Buscamos ser referência para ele. Queremos que ele tenha o exemplo de pai e mãe juntos na igreja. Nos identificamos com os jovens”, explica Jederson. “Sabemos o quanto é difícil manter os jovens no caminho correto, estamos aqui pra tentar ajudar”, acrescenta Letícia.

As amigas Maria Lucilda de Azevedo (a Neca) e Ana Maria Santos admiram a dedicação do padre João Vitor ao público jovem. “O padre tem conseguido buscar esses jovens para a igreja. Eles estão vindo e sendo participativos, isso é muito bom”, diz Neca. “O padre está sempre tentando reunir as famílias em comunidade. Essa Semana foi muito boa”, acrescenta Ana Maria.

Neca e Ana Maria aproveitaram a tarde ensolarada desse domingo

Atividades também ocorreram no Centro
Outro evento na Comunidade Católica de Montenegro foi a Tarde da Família, realizado no sábado, dia 20. O pátio ao lado da Catedral São João Batista recebeu pais e filhos em confraternização com brincadeiras, pintura de rosto, chimarrão e música. A Caritas promoveu ainda o brechó de roupas e o Cursilho Jovem vendeu lanche e refri.

“A gente quer que a família venha aqui aproveitar o sol”, declarou o padre Diego Knecht, Pároco da Paróquia Catedral São João Batista. Ele explicou que há 30 anos, entre o Dia dos Pais e o terceiro domingo de agosto, a Igreja Católica no Brasil propõe refletir a respeito do sagrado matrimônio. A Semana está dentro da programação do Mês Vocacional, que chegou aos 45 anos em 2022. “Se faz essa União de forças para valorizar a família”, completa.

Nesta edição, foram propostos três temas vocacionais para reflexão. O primeiro final de semana de agosto foi dedicado aos Padres; o segundo então voltado aos laços da Família; o terceiro aos Religiosos; e este domingo, 21, será aos Leigos, o que inclui as lideranças comunitárias.

Últimas Notícias

Destaques