Detalhes do evento foram discutidos em reunião com a participação de tradicionalistas
Representantes dos tradicionalistas, de entidades locais e do poder público se reuniram no início da semana para tratar da organização da festa deste ano. O encontro, ocorrido na sala Braskem, na Estação da Cultura, decidiu detalhes sobre a dinâmica de todo o evento e, principalmente, do Desfile de 20 de Setembro.
Em um acordo da comissão organizadora com os tradicionalistas, ficou definida que a abertura da Semana acontecerá no dia 13, às 19h, no Parque Centenário. A centelha da chama crioula será levada por um grupo de cavaleiros do CTG Estância do Montenegro até o Parque para marcar o início das festividades. Os tradicionalistas poderão entrar no espaço, a fim de acampar, com cavalos, no dia 13 de setembro. Os participantes terão a permissão de pernoitar no local e permanecer com os animais até o meio-dia do dia 14. De acordo com a servidora do Departamento de Cultura, Lisandra Machado, o acampamento será liberado, já a permanência de equinos e bovinos terá dia específico.
Além disso, segundo Lisandra, nos dias 14, 15 e 16 de setembro ocorrerão oficinas promovidas pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) para crianças e escolas do município. “É uma forma de envolver também as novas gerações nos festejos farroupilhas”, enfatiza. Durante todas as noites da Semana Farroupilha, haverá atrações musicais que serão divulgadas posteriormente pela comissão organizadora. Segundo Lisandra, antes dos shows com grupos renomados, talentos locais também se apresentarão durante a programação. “Todas as indicações das atrações serão feitas por meio dos CTGs”, destaca. A programação oficial será divulgada nos próximos dias e contará com apresentações musicais, invernadas, declamadores, missa crioula, entre outras atrações.
Desfile será no dia 20 de setembro, na rua Ramiro Barcelos
Durante a reunião de terça, também foi debatido o melhor formato para o Desfile de 20 de Setembro. O evento ocorrerá na rua Ramiro Barcelos, com início previsto para 9h. A concentração das entidades e animais iniciará às 7h e haverá fiscalização dos equinos pela Inspetoria Veterinária. Para participarem do desfile, será imprescindível que os proprietários apresentem os exames exigidos pelo órgão estadual. Para otimizar a logística do desfile, nos dias 19 e 20, será permitida a entrada de equinos e bovinos no Parque Centenário. Como haverá acampamento também nestes dias, os interessados serão informados sobre a forma adequada de garantir o seu espaço mais próximo do evento.
O fim da Semana Farroupilha ocorrerá no dia 20 de setembro, no Parque Centenário, com a extinção da chama crioula às 18h e o show de encerramento. Neste ano, haverá duas homenagens: uma para uma empresa e outra para uma tradicionalista. Na reunião, a Brigada Militar e a Guarda Municipal também marcaram presença e serão parceiros para garantir a ordem durante as atividades programadas. De acordo com Lisandra Machado, todas as decisões estão sendo tomadas juntamente com os tradicionalistas. “Estamos trabalhando em conjunto para que seja um evento inesquecível, já que marcará o retorno das atividades pós-pandemia”, destaca a servidora.
Homenageados de 2022
A Semana Farroupilha deste ano prestará homenagem para a tradicionalista Maria Ninfa Moraes e a empresa Agropecuária Timbaúva. Maria Ninfa ajudou a idealizar o CTG Alma Estradeira, do qual também foi patroa, e tem uma longa trajetória no tradicionalismo. “Eu sempre fui ligada ao tradicionalismo desde criança, aprendi com meu pai a ter essa alma campeira. Depois eu e o meu marido ajudamos na criação do Alma Estradeira, que surgiu com um piquete e depois se tornou um CTG”, conta a homenageada. Para Maria Ninfa, receber a homenagem na semana Farroupilha deste ano representa o reconhecimento de tantos anos dedicados ao tradicionalismo. “Fiquei muito feliz, honrada e emocionada com essa homenagem. Vou tentar ajudar no que eu puder para ser um grande evento este ano”, completa.
No encontro da comissão organizadora do evento, o proprietário da Agropecuária Timbaúva, Leonardo Lamana, recebeu o convite para a homenagem desta edição do evento. Ele afirma que há cerca de 15 anos a empresa participa de eventos tradicionalistas na cidade. “Participamos de cavalgadas e patrocinando alguns narradores e laçadores como forma de incentivo para que a nossa cultura não caia no esquecimento”, destaca. Conforme Leonardo, o reconhecimento é uma forma de saber que a empresa está dando o seu melhor para valorização da cultura gaúcha. “Não estamos em um estabelecimento apenas fornecendo mercadoria ao cliente, mas também lembrando na nossa cultura”, conclui.