A próxima semana, de 6 a 10 de junho, será de diversas atividades em Maratá com a realização da Semana do Meio Ambiente 2022. A ação é promovida pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA), e em parceria com a Emater-RS/Ascar. Neste ano, as ações envolvem palestra sobre a causa animal, instalação de placas informativas sobre a proibição de descarte incorreto de resíduos, o já tradicional concurso Ecovídeo e outras atividades.
A programação inicia na segunda-feira, dia 6, com palestra com foco na causa animal na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Cristiano Höher, em Esperança. Na terça-feira, dia 7, ocorre a instalação de placas informativas sobre proibição de depósito de lixo em diversos locais do território municipal.
Na quarta-feira, dia 8, acontece campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos. A ação será realizada em parceria com a Cooperativa Languiru. O recolhimento será feito nas sociedades de Uricana e Esperança e na sede da SMAMA, localizada dentro do Parque Municipal da Oktoberfest. Para fazer o descarte é obrigatório que as embalagens tenham passado pela tríplice lavagem, bem como tenham sido inutilizadas com um furo em seu fundo e que sejam armazenadas em sacos resistentes e com identificação de quem fez o descarte.
No dia 9, quinta-feira, acontece a escolha do melhor vídeo e premiação do concurso Ecovídeo, que abrange alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paulo Chaves. A edição desse ano tem como tema “Resíduos sólidos”.
Por fim, na sexta-feira, dia 10, acontece o “Dia do Bota Fora”. Nessa data, a comunidade poderá descartar itens como vidros, baterias e pilhas, óleo de cozinha usado e eletroeletrônicos. Além do pavilhão da Agricultura, no Parque Municipal da Oktoberfest, também haverá pontos de coleta nas escolas de Macega, São Pedro do Maratá, Uricana e Esperança.