Proposta pelo então vereador José Alfredo Schmitz, a Semana do Hip Hop de Montenegro foi criada em 2011. E, segundo um dos mais conhecidos artistas locais do movimento, Mc Pedrão, só em 2021 que haverá verba do Município para custear as atividades do evento. A abertura de crédito de R$ 10 mil, encaminhada pelo prefeito Gustavo Zanatta, foi votada e aprovada pela Câmara de Vereadores em sessão extraordinária nessa quarta-feira, dia 3. A semana ocorre entre os dias 12 e 16 de novembro.
“Antes, nós que sempre fizemos no nós por nós”, lembra Pedrão. “Essa é uma vitória da união da periferia com os órgãos públicos, da Prefeitura, a diretoria de Cultura e os vereadores, pelo bem comum”, comemora. O recente reconhecimento do MC como embaixador do hip-hop no Rio Grande do Sul acabou sendo chave para que, no âmbito das lei das licitações, o Município pudesse repassar a verba que, através do artista, pagará as demais atrações e cobrirá custos.
A programação oficial sairá assim que concluídos os trâmites de liberação do recurso, mas Pedrão adiante que ocorrerão apresentações de grupos locais da nova e da velha geração, bate-papos com autoridades sobre preconceito e outros temas; e atividades na Praça Rui Barbosa, na Estação da Cultura e também em escolas. “Muitas coisas, nós já fazíamos, mas sem esse apoio da verba”, lembra o artista local.
Ao votar sim ao projeto, aprovado por unanimidade, o vereador Felipe Kinn (MDB) lembrou do trabalho de Pedrão nas escolas e nos redutos carentes com o poder transformador do hip hop. “Esse é um pontapé inicial”, destacou; desejando que a Semana do Hip Hop se perpetue e possa se desenvolver mais ao longo dos anos. Pela lei, o grande objetivo do evento é mobilizar os jovens de diferentes níveis sociais, informando a sociedade sobre a importância do movimento e promovendo, com a arte, a cidadania e a cultura da paz.