Semana de Combate contra o Aedes inicia com conscientização

Programação segue até domingo, com ações diversas

A semana já iniciou com visibilidade a um problema para a saúde pública: o mosquito da dengue. Nesta segunda-feira, 21, na Praça Rui Barbosa, ocorreu a abertura oficial da Semana de Combate contra o Aedes aegypti, com ações de conscientização, como a distribuição de material informativo, esclarecimento de dúvidas e entrega de brindes. Beatriz Garcia, chefe da Vigilância em Saúde, destaca que a abertura, assim como toda a programação da semana, reforça as ações que já vêm ocorrendo na cidade para evitar a proliferação do mosquito, principalmente após o surto de dengue que ocorreu entre os meses de abril e junho.

“Lembrando a todos que a dengue a gente só evita não deixando água parada. É uma coisa muito simples que leva cerca de dez minutos, uma vez por semana, para que se olhe o pátio e retire todos os utensílios prováveis de água parada para evitar os criadouros de mosquitos. Cuide da sua casa, é só disso que a gente precisa”, destaca. Ela acrescenta que, atualmente, 20 agentes realizam ações contra o Aedes, mas que o trabalho precisa ser junto da comunidade.

Andrea Coitinho da Costa, secretária municipal de saúde, reitera que o momento é de mobilização e luta travada contra o mosquito. “É preciso lembrar que não é apenas esta semana. Precisamos estar atentos todos os dias, porque o mosquito traz consequências graves. Por isso, temos que fazer um trabalho assíduo de prevenção”, afirma. Ela explica que a campanha Montenegro contra a Dengue faz um convite a toda a população para que cuidem de seus pátios, assim, somando esforços com os órgãos municipais. “A única forma de vencermos o mosquito da Dengue é trabalhando unidos como um grande grupo”, conclui.

O prefeito municipal Gustavo Zanatta também esteve presente na abertura, junto dos agentes e secretários. Por sua vez, Zanatta agradece os agentes pelo trabalho executado no município, ressaltando a importância de Montenegro se tornar referência no combate do mosquito para as cidades vizinhas. Ele pontua que a responsabilidade de prevenção é de todos, por isso, destaca também o trabalho das mídias, que tem papel fundamental de levar as informações para as pessoas. “Não é uma luta da Prefeitura, é da nossa comunidade. Todas as pessoas têm que ter responsabilidade e se conscientizar de que este trabalho é de um todo. Tenho certeza que a gente conseguindo levar estas informações, a gente consegue diminuir os casos”, afirma.

Ousado, o mosquito da dengue esteve presente na abertura oficial

Programação completa

22/11 – Terça-feira
8h30min – Treinamento de Ovitrampas – ACE
13h20min às 18h – Panfletagem de conscientização nas indústrias Erplasti, JBS Aves, JBS Couros e Vibra

23/11 – Quarta-feira
9h às 11h30min – Panfletagem na Praça Rui Barbosa
13h30min – Treinamento sobre combate ao Aedes aegypti ACS
13h30min às 15h30min – Panfletagem na Praça Timbaúva (Telecentro)

24/11 – Quinta-feira
9h – Treinamento nos prédios públicos para vistoria semanal e eliminação de possíveis criadouros
13h30min – Treinamento sobre combate ao Aedes aegypti ACS

25/11 – Sexta-feira
7h30min às 18h – Container de descarte, na rua José Luís (esquina com a rua Assis Brasil)
8h30min – Caminhada Montenegro contra a Dengue, com saída na Rodoviária de Montenegro e chegada na esquina dos bancos

26/11 – Sábado
7h30min às 18h – Container de descarte, na rua José Luís (esquina com a rua Assis Brasil)
9h às 12h – Quiz Responda e Ganhe, no Supermercado Imec e Via II (RS-124 e Buarque de Macedo)

27/11 – Domingo
7h30min às 18h – Container de descarte, na rua José Luís (esquina com a rua Assis Brasil)
16h – Encerramento, no Porto das Laranjeiras (beira do Rio Caí). Premiação dos participantes dos concursos “Sua fantasia do mosquito” e “Show de talentos”. Show com a banda Os Lagranha.

Últimas Notícias

Destaques