Semana da Mulher abre com palestra sobre IST

8 de março. Atividades vão até sexta-feira e propõem debates focados no enfretamento da violência contra a mulher

“Ocupar nossos espaços”, “enfrentar a violência contra o sexo feminino”. Essas foram, sem dúvidas, as frases mais ditas durante a abertura da Semana da Mulher Montenegrina, que aconteceu nessa quarta-feira, 06, na Câmara de Vereadores.

A programação é uma iniciativa das secretarias de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania e da Saúde, em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e Central Única das Favelas (Cufa). Até sexta-feira, 08, acontecem oficinas, debates e outras atividades. “É o momento de a gente refletir sobre o trabalho que é realizado durante o ano inteiro. A gente pede que a comunidade participe destes debates que tratam sobre o enfretamento de violência contra as mulheres”, afirma Carliane Pinheiro, presidente do Comdim.

Durante o evento de abertura das atividades ocorreu uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), alertando principalmente sobre o perigo do HIV e da Aids, bem como os métodos de prevenção. “Nosso objetivo é levar à comunidade orientações sobre prevenção, que se faz, principalmente, com o uso do preservativo. Trazemos um histórico da Aids no Brasil e no mundo e sobre a epidemia de Sífilis no nosso país”, destaca Helena Maickrzak, coordenadora Municipal de IST.

De acordo com a secretária da Saúde de Montenegro, Cristina Reinheimer, a saúde da mulher é um foco prioritário no sistema da saúde pública. “Trabalhamos o tema em todos os postos de saúde, ESF´s e UBS´s do município. A nossa principal preocupação é que poucas pessoas procuram a atenção básica para assistência e busca de diagnósticos e prevenção”, afirma.

Entre outros discursos, vale destaca a fala da vereadora Josi Paz, que se manifestou em nome da Câmara Municipal. Ela reforçou o enfrentamento contra o feminicídio e outras violências domésticas em relação às mulheres. Além disso, a vereadora convidou o público feminino a ocupar novos locais de trabalho, participar da política e outros espaços de comando.

O evento contou com a presença de autoridades e lideranças do município, entre elas o prefeito de Montenegro, Carlos Eduardo Müller e a delegada Cleusa Spinato, responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). Agentes de Saúde e outros profissionais também marcaram presença, principalmente para assistirem à palestra sobre IST. A Câmara de vereadores também é parceira da iniciativa.

Programação
07-03 | Quinta-feira
9h30min – Oficina “Superação da Violência”, na Casa Elis Regina – RECREO.
14h – Mesa sobre Feminicídio, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), com a participação da Delegada Cleusa Spinato, Carliane Pinheiro (COMDIM), e os psicólogos da Prefeitura Rosinéia Gass e Guilherme Manica.
08-03 | Sexta-feira
8h30min – Coffee Break na Estação da Cultura seguido com atividade motivacional sobre a autoestima da mulher, com Caroline Valada Becker.
14h – Círculo de Paz da Justiça Restaurativa para Prevenção da Violência Contra a Mulher, organizado pela CUFA. A ação ocorre na Associação Comunitária da Vila Esperança e finaliza a Semana da Mulher Montenegrina.

Últimas Notícias

Destaques