Uma missa realizada no fim da tarde do domingo de Dia dos Pais, na Paróquia Catedral São João Batista, marcou o início da Semana Nacional da Família. A semana é um momento em que toda a Igreja Católica no Brasil se une para valorizar o núcleo familiar com orações, reflexões e atividades especiais. O tema desse ano é “Amor Familiar, Vocação e Caminho de Santidade”. Ou seja, a ideia de refletir sobre a vocação familiar, uma escolha que envolve dedicação e que o caminho de amor é sempre o mais seguro.
Ao longo de toda a semana, movimentos e pastorais da Paróquia trabalharão ações desde a perspectiva do tema proposto para a Semana. Além disso, entre os 16 e 19 de agosto, haverá sempre benção especiais nas missas das 18h30min. A grande atração da programação é a tarde da Família na Catedral, que, carinhosamente, está sendo chamado por alguns de mateada na Catedral. Será no sábado, dia 20, a partir das 13h30min. “O objetivo é que, ao invés de ir a um parque ou passear por aí, as famílias venham tomar um mate, conversar, reunir as crianças e amigos aqui na Catedral”, explica o padre Diego Knecht.
Além do pátio da Catedral, se as condições meteorológicas permitirem, a ideia é também ocupar a Praça Ivo Bühler, que fica na frente do templo. Estão sendo programadas brincadeiras que já estão sendo organizadas pelos grupos, movimentos e a criançada também contará com brinquedos infláveis. Lanches e bebidas serão vendidos. Para os maiores, além de roda de chimarrão, haverá apresentação com músicas católicas de bandas com integrantes da comunidade. “A Igreja deve ser esse espaço de convívio. É lugar de oração, de missa, isso é importante, mas deve ser também de encontro com a comunidade”, completa o padre Diego.
O objetivo é refletir sobre o que tem defendido o Papa Francisco, que a Igreja não é o prédio e nem só o sacrário, mas sim a comunidade de seguidores de Cristo, o povo de fé. É por isso que todas as ações devem também estar voltadas para a vida em comunidade. “É como os momentos que já temos, como a nossa Festa do Padroeiro em que a comunidade se reúne para juntos confraternizarmos. Quem sabe essa tarde na Catedral não vira uma data fixa em nosso calendário?”, sugere padre Diego. O encerramento da Semana da Família acontece no dia 20, às 17h, com uma missa na Catedral.