Semana com frio, vento forte e umidade

Esta semana terá umidade, vento forte e frio no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 18/2022, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar e o Irga. Até quarta-feira, 18, a presença de um Ciclone Extratropical próximo do litoral manterá a chuva e provocará fortes rajadas de vento, entre 60 e 80 km/h, mas que poderão alcançar e superar 100 km/h em diversas regiões, inclusive na área metropolitana de Porto Alegre. A Defesa Civil de Montenegro também está em alerta diante dos avisos meteorológicos indicando chuvas fortes e rajadas de vento.

A presença do Ciclone Extratropical também favorecerá o ingresso de ar frio no continente, o que manterá a semana gelada, onde são esperadas temperaturas mínimas próximas de 0°C em algumas regiões e máximas inferiores a 12°C em todo o Estado. Os volumes de chuva previstos deverão oscilar entre 15 e 35 mm e poderão alcançar 50 mm em diversas localidades da faixa Leste.

Segundo o instituto MetSul, trata-se de situação de elevado perigo meteorológico e de extremo risco à população com alta probabilidade de danos e comprometimento de serviços públicos essenciais como luz e água. Moradores de municípios do Sul e do Leste do RS devem enfrentar várias horas seguidas de vento muito forte e intenso com rajadas por vezes violentas em intensidade.

A providência adotada pela Defesa Civil de Montenegro, segundo o coordenador Carlos Ferrão, é o permanente monitoramento do quadro. A equipe está preparando lonas para socorrer famílias em caso de destelhamentos. “Pedimos que a comunidade fique atenta aos meios de comunicação e às redes sociais e não se exponha, pois há risco de quedas de árvores e postes caso as previsões se confirmem”, enfatiza. (IF)

Últimas Notícias

Destaques