Erro de sincronia com sinaleira para carros oferece segundos de riscos para quem atravessa a rua João Pessoa
A João Pessoa tem cinco semáforos na sua extensão. O propósito é regular o trânsito e o fluxo intenso de carros em uma das ruas centrais de Montenegro. Mas há também sinalização para organizar com segurança a passagem de pedestres no cruzamento com a rua Olavo Bilac. Será?
Na verdade, os tempos entre as sinaleiras – de veículos e passantes – estão, em muitas ocasiões, dessincronizados. A reportagem do Ibiá passou alguns minutos entre as esquinas para averiguar a abertura dos sinais. Algumas situações foram flagradas neste período. Por exemplo, em diversos momentos, enquanto a sinaleira da Olavo Bilac, em frente à escola São João Batista, estava vermelha para o tráfego de veículos, também havia sinal fechado para o cruzamento de pedestres no trecho – que é mão única. Em outra circunstância, juntamente com a abertura do semáforo para carros, na esquina dos Correios, a luz de pedestre indicava verde no mesmo sentido. São poucos segundos de diferença, mas que podem ocasionar grandes transtornos e atropelamentos.
Carmem Motta, 40 anos, dona de casa, afirma que o desajuste nos tempos pode oferecer riscos às pessoas que precisam se arriscar na travessia. Ela frequentemente passa pela rua, pois realiza um curso no centro da cidade. Moradora de Bom Jardim, interior de Montenegro, ela diz que, inclusive, já presenciou situações como essas enquanto trafegava de carro com o marido. “Deveria ser tudo regulado para que nunca aconteça nenhuma fatalidade. Já têm tantos acidentes por aí”, conclui.
Setor de Trânsito manda respeitar pedestres
Por nota, através da assessoria de comunicação, os responsáveis pelo setor de trânsito no município de Montenegro informam que não existe desacordo nas sinaleiras da Olavo Bilac com João Pessoa e que uma vistoria, com a presença de vereadores inclusive, foi feita no local.
“O que existe são tempos destinados para cada via. Existe um tempo de sinaleira para quem sobe a Olavo Bilac, um tempo para quem anda na João Pessoa e um tempo para pedestres, ou seja, são três tempos em que abre primeiro a Olavo Bilac, fecha a João Pessoa e fica vermelho para pedestre. Depois abre a João Pessoa, fecha a Olavo Bilac e continua vermelho para o pedestre. Então fecha para a rua Olavo Bilac e João Pessoa e fica verde para o pedestre”.
De acordo com o departamento, o que ocorre no trecho é principalmente a pressa dos condutores. “As pessoas têm de esperar o tempo para o pedestre. Não é só de acordo com as sinaleiras. Quando a Olavo Bilac está aberta, não quer dizer que a João Pessoa esteja livre para o pedestre”, ressalta documento enviado pela Acom