CARTÓRIO precisaria fazer mais de 100 atendimentos ao dia para atingir a meta sem grandes filas
Se as eleições para prefeito e vereadores fossem hoje, 16.176 pessoas não poderiam votar em Montenegro. Este número representa 34,53% do total de eleitores inscritos na cidade. O motivo: eles ainda não fizeram o recadastramento biométrico, sem o qual estão impedidos de comparecer às urnas.
A situação vem preocupando a Justiça Eleitoral, considerando que o prazo encerra em 4 dezembro. Até lá, restam apenas 65 dias úteis. “Se dividirmos o contingente de pessoas que ainda não veio até aqui para a coleta das impressões digitais pelo número de dias que faltam, teríamos de fazer 105 atendimentos por dia para atingir pelo menos 80% da meta”, calcula o chefe do Cartório Eleitoral da 31ª Zona, Diego Bonato Coitinho. Como a média é bem menor, em torno de 60, a previsão é de filas gigantescas nos últimos dias.
Para evitar este cenário, o Cartório tem recebido os eleitores em finais de semana e feriados e investido em campanhas de informação na mídia e nas redes sociais. Ainda assim, o resultado está aquém do esperado. Por isso, em nova frente, foram enviados mais de 430 ofícios a órgãos públicos e empresas. “Sugerimos aos gestores de pessoal a realização de um pré-atendimento, onde o Cartório, a partir da lista de funcionários, verifica quais colaboradores ainda não realizaram a Biometria, bem como a existência de eventuais multas por ausência às urnas”, explica Diego. “Assim, estes funcionários vêm ao Cartório com horário agendado para atendimento e já podem recolher antecipadamente esta multa, permitindo realizar tudo em menos de 15 minutos com um único comparecimento.
O resultado, porém, ficou muito aquém do esperado. Até agora, apenas 47 organizações realizaram contato com o Cartório para a adoção dos procedimentos sugeridos. “Das empresas que realizaram contato, merecem destaque aquelas que, cientes da importância e dos ganhos de realizar a Biometria antecipadamente, disponibilizaram seus veículos para deslocamento dos funcionários até o Cartório Eleitoral, os quais foram atendidos em poucos minutos graças ao prévio agendamento”, ressalta Diego, que segue aguardando pela adesão dos interessados. O contato com o Cartório Eleitoral pode ser feito através do e-mail [email protected].
A coleta das digitais e a confirmação das informações do cadastro leva menos de dez minutos. É preciso levar o Título de Eleitor, um documento de identidade e comprovante de endereço. O não comparecimento às urnas pode resultar em sérios problemas ao eleitor.
Saiba mais
Faça o agendamento:
1. Pela internet, no site do TRE/RS, clicando no link: http://www.tre-rs.jus.br/…/agend…/agendamento-de-atendimento
2. Enviando uma mensagem, no WhatsApp, para 99871 1440, de segunda a sexta, das 13h às 16h, informando nome completo e dia e hora em que deseja ser atendido:
3. Ligando para o Cartório Eleitoral, de segunda a sexta-feira, entre 13h e 16h, no 3632-3880;
4. Pessoalmente, na sede da Câmara de Vereadores de Montenegro.
O atendimento no Cartório Eleitoral é realizado de segunda a sexta, das 10h às 17h, na Bruno de Andrade, 1809, no bairro Timbaúva.