Sem atendimento presencial, serviços do IPE estão concentrados na internet

Prédio do Estado na rua José Luis vai abrigar delegacia regional

Em reformas para ser sede da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Interior, o prédio no número 1.755 da rua José Luís já não mais abriga o Instituto de Previdência do Estado, o IPE. Por anos, a edificação foi a referência para atendimento presencial de aposentados e pensionistas do Estado, que vivem na região. Porém, era marcada por estrutura precária e falta de servidores do instituto. A interrupção oficial do atendimento na agência de Montenegro nem chegou a ser anunciada oficialmente à comunidade, mas está em prática já desde a pandemia, aqui e em todas as demais unidades do interior. Os serviços, que agora são divididos em dois órgãos, o IPE Saúde e o IPE Prev, são oferecidos, principalmente, de forma digital.

No IPE Prev, onde estão concentrados os atendimentos referentes aos benefícios previdenciários dos aposentados e pensionistas, os serviços estão disponíveis no site www.ipeprev.rs.gov.br. Na guia, “carta de serviços”, o servidor ou seu dependente pode acessar, por exemplo, atendimento para alteração de dados bancários, comunicado de afastamento, comunicado de óbito, consulta a contracheque e solicitação de pensão. No caso da prova de vida anual, ela pode ser feita pelo celular, através do aplicativo “Servidor RS” que usa reconhecimento facial como comprovação para a renovação do benefício. Outra alternativa é fazer a prova de vida numa agência do Banrisul. O atendimento telefônico do IPE Prev se dá pelo número (51) 3210-5900.

Já no IPE Saúde, onde são tratados assuntos ligados aos planos de saúde dos servidores, a lógica do atendimento é a mesma, com serviços concentrados no site www.ipesaude.rs.gov.br. Por lá, é possível atualizar cadastro, consultar exames e procedimentos cobertos, emitir documento para o Imposto de Renda, fazer desligamento, dentre outros. Também, pelo site, é possível agendar perícia e atendimento presencial para a sede do instituto, na Avenida Borges de Medeiros, 1.945, em Porto Alegre. Na área da Saúde, o IPE até lançou o programa facilitadores; parceria com prefeituras do interior interessadas em criar um posto de atendimento para servidores com dificuldades com questões digitais. Não há, porém, nenhum desses postos no Vale do Caí. O mais próximo fica em Triunfo. Em Porto Alegre, na sede, o IPE Saúde atende pelo telefone (51) 3288-1550.

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