Prédio do Estado na rua José Luis vai abrigar delegacia regional
Em reformas para ser sede da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Interior, o prédio no número 1.755 da rua José Luís já não mais abriga o Instituto de Previdência do Estado, o IPE. Por anos, a edificação foi a referência para atendimento presencial de aposentados e pensionistas do Estado, que vivem na região. Porém, era marcada por estrutura precária e falta de servidores do instituto. A interrupção oficial do atendimento na agência de Montenegro nem chegou a ser anunciada oficialmente à comunidade, mas está em prática já desde a pandemia, aqui e em todas as demais unidades do interior. Os serviços, que agora são divididos em dois órgãos, o IPE Saúde e o IPE Prev, são oferecidos, principalmente, de forma digital.
No IPE Prev, onde estão concentrados os atendimentos referentes aos benefícios previdenciários dos aposentados e pensionistas, os serviços estão disponíveis no site www.ipeprev.rs.gov.br. Na guia, “carta de serviços”, o servidor ou seu dependente pode acessar, por exemplo, atendimento para alteração de dados bancários, comunicado de afastamento, comunicado de óbito, consulta a contracheque e solicitação de pensão. No caso da prova de vida anual, ela pode ser feita pelo celular, através do aplicativo “Servidor RS” que usa reconhecimento facial como comprovação para a renovação do benefício. Outra alternativa é fazer a prova de vida numa agência do Banrisul. O atendimento telefônico do IPE Prev se dá pelo número (51) 3210-5900.
Já no IPE Saúde, onde são tratados assuntos ligados aos planos de saúde dos servidores, a lógica do atendimento é a mesma, com serviços concentrados no site www.ipesaude.rs.gov.br. Por lá, é possível atualizar cadastro, consultar exames e procedimentos cobertos, emitir documento para o Imposto de Renda, fazer desligamento, dentre outros. Também, pelo site, é possível agendar perícia e atendimento presencial para a sede do instituto, na Avenida Borges de Medeiros, 1.945, em Porto Alegre. Na área da Saúde, o IPE até lançou o programa facilitadores; parceria com prefeituras do interior interessadas em criar um posto de atendimento para servidores com dificuldades com questões digitais. Não há, porém, nenhum desses postos no Vale do Caí. O mais próximo fica em Triunfo. Em Porto Alegre, na sede, o IPE Saúde atende pelo telefone (51) 3288-1550.