Seis mitos e verdades sobre vender carro usado

Tem valor. Quem deseja comprar um novo pode transformar seu atual em dinheiro

Vender um carro usado é uma prática comum no Brasil, inclusive, já virou tradição nacional, que se transforma em moeda de troca, aquela famosa “entrada”. Até por isso, vender um usado acaba parecendo tarefa fácil.

Contudo, só quem passou pelas negociações sabe que a missão é bem mais difícil. Afinal, há muitos mitos propagados sobre o setor.
Questões como a quantidade de proprietários e o período de venda, por exemplo, ainda exercem peso considerável sobre o valor praticado pelas pessoas. Portanto, antes de colocar seu automóvel à venda, pesquise e planeje bastante para conseguir uma negociação rápida e segura.

E por acreditar que é um erro desprezar este nicho de mercado, ignorando o valor de um usado em ótimo estado. Você pode ter dinheiro guardado na garagem. Tanto que no início deste mês a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) divulgou relatório mensal com os resultados das vendas realizadas em maio.

Na comparação com as vendas realizadas em abril, o setor de usados apresentou um resultado positivo de 8,6%. Isso ocorre mesmo diante de persistentes incertezas com relação aos rumos do Governo Federal e às reformas necessárias para o reaquecimento da economia.

O mesmo informativo mostra que o resultado de maio deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2018, teve um avanço de 4,4%. O resultado acumulado deste ano, comparativamente ao ano passado, também se manteve positivo em 1,6%.

Ilídio dos Santos, Presidente da Fenauto, recomenda atenção, já que os resultados precisam ser analisados com um acompanhamento mais próximo. O executivo recomenda manter a cautela, observando atentamente a variação dos níveis de confiança do consumidor e de outros agentes da economia como um todo.

Mitos e verdades sobre venda de usado
Veículos brancos, pretos e pratas têm revenda mais fácil
É uma verdade.
Os modelos dessas cores são mais “comercializáveis” por conta da grande procura. Além disso, costumam ser padronizadas, ou seja, não apresentam grandes variações – outro ponto que ajuda quem tem essas preferências. Em contrapartida, o verde e o azul são ótimos exemplos de cores que apresentam variação significativa, o que faz com que muitos compradores tenham resistência a essas colorações.

Reparar a lataria é positivo na hora de vender o carro
Esse é um mito que muitos acreditam.
O custo de reparos e consertos depende da qualidade do serviço, do gasto envolvido para o proprietário atual e da percepção de valor para o novo proprietário. Em muitos casos, o dono do veículo não tem tanto conhecimento técnico sobre peças e pinturas e pode gastar com algo que não ficará de acordo com o gosto e a experiência do potencial comprador – e que, por sua vez, vai descontar do valor da oferta final. Além disso, dependendo do tipo de reparo visual, pode ser que a inspeção do estado de uma peça mais estrutural seja comprometida, permitindo questionamentos se há ocultação de um problema mais grave no carro e, dessa forma, depreciando o valor de venda.

Revendas são opções mais seguras para negociar seu carro

Vale mais vender o carro por conta própria
Um mito bem comum no setor automotivo. As pessoas têm a sensação de que precisam desembolsar uma quantia considerável para que uma empresa faça a venda por eles. Isso pode até ser verdade em alguns casos, mas hoje existem opções seguras, rápidas e eficientes. Os usuários podem, por exemplo, utilizar plataformas online, além de várias outros meios oferecidos pelas empresas do setor. Os resultados são melhores do que tentar fazer tudo sozinho. Se informar a respeito de uma revenda de usados, observando inclusive o tempo que está em atuação, é importante.

Estado de conservação e estar com todas as revisões em dia, vale mais do que quilometragem

A quilometragem é muito importante
Verdade!
Analisar e divulgar a quilometragem do veículo é um ponto muito importante para uma venda. Entretanto, um índice menor nem sempre representa as melhores opções – afinal, o carro pode ter ficado parado por muito tempo, não recebendo todas as manutenções necessárias. Então, para não sofrer com desconfiança, anuncie a quilometragem, mas dê informações complementares para ajudar em uma decisão mais criteriosa.

Carro à prova de bala não é tão atrativo assim

Blindagens e modificações reduzem o valor na revenda
Sim, é verdade.
Muitas pessoas gostam de realizar modificações em seus veículos para deixá-los com um toque personalizado e especial, como capôs, pintura e para-choques. Contudo, essa prática impacta diretamente no preço na hora de tentar vendê-lo. Quanto mais distante um veículo estiver do desenho original, mais difícil será encontrar uma pessoa interessada e, com isso, o valor tende a cair. O mesmo vale para blindagens. O custo para instalação e manutenção não é revertido na revenda e o prejuízo fica com o proprietário.

Carros que tiveram um único dono são mais valorizados
É um mito bastante difundido atualmente.
O número de donos não é importante, mas sim o cuidado que ele (ou eles) tiveram com o veículo. A maneira de dirigir, a manutenção e outras iniciativas preventivas podem fazer com que o carro de um único proprietário tenha uma conservação pior do que aquele que já passou em várias mãos. Portanto, na hora de anunciar seu automóvel, divulgue, principalmente, os detalhes sobre como ele foi cuidado, revisões, quilometragem, etc.

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