Vigilância Sanitária fará barreira no bairro São Paulo

Atenção redobrada. Confirmação de seis larvas do mosquito transmissor não significa que haja Dengue na cidade

A Vigilância Sanitária de Montenegro encontrou seis larvas do mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Zyka e Chikungunya – na cidade. As evidências foram coletadas em uma armadilha instalada na rua Glauco de Sá Brito, no bairro São Paulo. De acordo com a coordenadora do órgão, Silvana Schons, essa confirmação coloca o município em alerta total e hoje será feita uma varredura na comunidade.

O pneu instalado para atrair o mosquito está no pátio de uma casa e serve justamente para monitorar a presença do vetor. A partir deste ponto, a Vigilância erguerá uma área de restrição com delimitação de 300 metros no entorno. A partir das 8 horas, a equipe inicia a visitação de todas as casas, comércios e empresas dentro da barreira.

“Significa que, nesta rua, deve haver um local propício à procriação do mosquito”, explicou Silvana, ao reiterar que a proliferação não foi motivada pelo pneu armadilha. A chefe da Vigilância reitera que, se há larva, há mosquito. Mas isso não significa que alguém tenha a doença. Justamente o combate que será feito hoje serve para evitar que o transmissor encontre uma pessoa doente e passe a carregar o vírus.

“Peço às pessoas do bairro que colaborem, deixando que entremos para realizar nosso serviço”, solicita. Os profissionais estarão devidamente identificados com crachás. A vistoria pode levar o dia todo e em residências onde não houver ninguém em casa a equipe pode retornar no sábado. O fato de encontrar um foco não acarreta punição ao morador.

Silvana reitera que essa época de calor e abafamento é propícia para proliferação do inseto transmissor, o que surpreende positivamente não ter sido encontrado o vetor antes. A última vez que um foco de larva foi confirmado em Montenegro foi em outubro de 2016. Até o momento, Montenegro está com a situação controlada no que diz respeito ao mosquito e aumentará o sinal de alerta para o combate.

A Prefeitura Municipal reforça a importância da prevenção e do combate ao Aedes e pede a colaboração da comunidade para impedir a proliferação do inseto. Práticas como não deixar água acumulada, furar pneus velhos e usar telas protetoras são sempre fundamentais no combate ao mosquito transmissor.

Últimas Notícias

Destaques