Secretária do Hip Hop “rimou” com Montenegro

Negra Jaque é parceira para fomentar ações culturais e sociais

A secretária do Hip Hop no Rio Grande do Sul, Jaqueline Pereira, a “Negra Jaque”, esteve em Montenegro na terça-feira, 10, em visita articulada pelo Embaixador do Hip Hop, MC Pedrão. A reunião com a secretária de Desporto, Cultura e Turismo, Dani Boos, e a diretora de Cultura, Priscila Nunes, foi produtiva em relação à busca de fomento para projetos culturais.

Essa é a primeira Secretaria específica ao seguimento no Brasil, para a qual Negra Jaque foi empossada há cerca de duas semanas, sendo assim Montenegro a primeira cidade que visita. A secretária é rapper e ativista social em Porto Alegre, o que para MC Pedrão é uma inédita “porta aberta”, e que deve ser aproveitada pelos artistas para captar recursos aos projetos. “Sabemos que a Prefeitura sozinha não consegue segurar, não tem dinheiro pra tudo”, assinalou.

Então o próprio Embaixador colocou na mesa de reunião propostas, sendo a principal um ‘encontro Latino-americano da Cultura Hip Hop’, o que empolgou as autoridades presentes. A ideia foi ampliada para um projeto “Hip Hop o ano todo”, podendo englobar até o retorno do Carnaval em Montenegro.

Secretária do Hip Hop, Negra Jaque em visita a Montenegro

Artistas devem ter CNPJ
A secretária Dani Boos alertou para a necessidade da criação legal de entidade ou associação, exigência para que sejam repassadas verbas, sobretudo públicas. Inclusive recordou do programa “Meu Negócio é Arte”, lançado neste ano com apoio do Sebrae-RS, visando profissionalizar, e organizar, os artistas.

Uma ideia levada da reunião é pautar o tema ‘fontes de fomento cultural’ na Semana do Hip Hop de Montenegro, em novembro. A sugestão de Negra Jaque é introduzi-lo em forma de seminário. Inclusive ela vislumbra para Montenegro a criação de uma Casa de Hip Hop, espaço de arte, conhecimento e inclusão.

Últimas Notícias

Destaques