Podem ser efetuadas pré-matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental e para o 1° ano do Ensino Médio
Com o objetivo de beneficiar os alunos que não realizaram a pré-matrícula em tempo hábil e dar oportunidade para que as comunidades escolares se organizem, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lançou a segunda edição da Chamada Pública Escolar.
A ação, para garantir o ingresso de estudantes no ano letivo de 2021 na Rede Estadual de Ensino, ocorre entre os dias 1° e 5 de março diretamente no site da Seduc: https://educacao.rs.gov.br/inicial.
Na nova chamada podem ser efetuadas apenas as pré-matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental e para o 1° ano do Ensino Médio. Para preencher a ficha de pré-matrícula, basta clicar na aba Serviços e Informações e acessar o item Chamada Pública Escolar. Nessa área do site estarão todas as informações para inscrição conforme a etapa de ensino desejada.
O resultado da segunda edição da Chamada Pública Escolar será dia 8 de março e a confirmação da matrícula na escola designada neste segundo período ocorre entre 8 e 12 de março.
As transferências, que já foram encerradas pelo sistema no dia 31 de janeiro, devem ser realizadas diretamente nas escolas, conforme as vagas remanescentes de cada instituição de ensino, a partir do dia 2 de março.
Período de confirmação de matrícula da primeira chamada
Para os estudantes que já realizaram a pré-matrícula na primeira edição da Chamada Pública Escolar, pais ou responsáveis devem comparecer à escola designada pelo sistema com as devidas documentações.
O resultado da Chamada Pública ocorre no dia 28 de fevereiro e o período para efetivar a matrícula será entre 1° e 12 de março.
Documentos
As pré-matrículas, inscrições e transferências on-line somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:
• Certidão de nascimento do aluno ou RG e comprovante de escolaridade
• Comprovante de residência do responsável; RG do responsável
• Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, CNS (Cartão Nacional de Saúde), do NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação