Sebrae ajuda pequenas empresas a crescerem

Gratuito. Encontro com profissionais possibilita diagnóstico para propor ações de melhoria em gestão e resultados

O Atendimento Especializado do Sebrae é um projeto iniciado neste ano que faz visitas a pequenas empresas para auxiliar nos processos de gestão. Os encontros são marcados por telefone e não têm nenhum custo para o empresário. Quem faz a visita presencial é o técnico do Sebrae destacado para o Vale do Caí, Leonardo da Conceição. Na última semana, 20 empresas montenegrinas foram visitadas.

O técnico Leonardo da Conceição atende a região do Vale do Caí

“O foco é na gestão. Com o encontro, queremos possibilitar uma visão melhor da empresa. Às vezes, se nota que faltam até as ferramentas mais simples de gestão nos estabelecimentos. Nós vemos lugares que não inovam e que precisariam muito disso para se manter”, comenta Leonardo. O técnico aponta também que, por muitas vezes, percebe relutância de alguns empresários em aceitar o atendimento.

A visita procura fazer um diagnóstico da empresa, onde se conhecem os pontos fortes e fracos e se verifica o que precisa de mais atenção. Essa análise se dá a partir de um software do Sebrae, que traz questionamentos pontuais pensados a partir de uma análise de mercado. O resultado apontado por esses indicadores vai gerar um gráfico da gestão empresarial. “É um exame de raios-X do negócio. Com esse gráfico se vê claramente as áreas da empresa que estão com mais problema, sejam as finanças, o pessoal, o mercado, o marketing ou os processos”, explica Leonardo.

O próprio software, então, gera dicas e sugestões para solução das dificuldades identificadas. Acontece também, automaticamente, uma comparação com outras empresas da base de dados do Sebrae para que se identifique as tendências de gestão do setor. O técnico explica que, dependendo da situação, são propostas novas visitas — também sem custo — em que planos de ação são desenvolvidos. Outras sugestões envolvem cursos à distância gratuitamente oferecidos no portal da instituição ou assessorias e treinamentos que, mesmo pagas, têm ajuda de custo do Sebrae.

Participantes aprovam a iniciativa

O gerente da empresa que o Ibiá visitou com o Sebrae, Carlos Gilmar Silva Santos, respondeu com atenção a todos os questionamentos do técnico. O gráfico final acabou demonstrando bons resultados, inclusive acima da média do setor em que a firma atua, conforme indicou o software. Os pontos negativos apontados serão trabalhados mais detalhadamente.

“Despende um pouco de tempo, mas os resultados são úteis”, comenta o gerente Carlos

“O Sebrae, como um todo, é uma ferramenta de trabalho bastante útil. Esse projeto, claro, despende um pouco de tempo, mas os resultados são muito úteis. A gente vê que até na parte financeira vai ajudar”, comemora.

Visitado na última quarta-feira, o empresário Leonardo Bonato Vellozo também aprovou o atendimento. “É um ótimo suporte. Com o diagnóstico, eles conseguem te dar um norte de como agir na empresa”, aponta. No caso dele, por exemplo, as estratégias dos próximos encontros deverão focar nas questões de marketing, conforme a identificação da necessidade.

Interessados em se voluntariar para um atendimento podem entrar em contato com a Central de Relacionamento Sebrae, pelo número 0800-5700800. Também são feitas marcações na unidade regional da instituição, pelo telefone (51) 3037-5228. Nesta fase do projeto são atendidas empresas das categorias ME e EPP, com atividades de comércio, indústria e prestação de serviço.

A aplicação do atendimento na prática
O Jornal Ibiá acompanhou o técnico Leonardo da Conceição em um dos seus atendimentos na cidade para compreender melhor como funciona esta assessoria. O encontro ocorreu em uma empresa de fabricação de cosméticos e, como de praxe, teve uma hora de duração.

A partir do questionário, um gráfico vai apontar as áreas do estabelecimento que precisam de mais atenção

Todo o processo começa com uma visita pelo estabelecimento, onde se conhece o espaço e os processos, num sentido mais prático. Para que se possibilite uma maior visão do negócio, ocorre o diagnóstico a partir do software do Sebrae, com os questionamentos. Da conversa com o empresário tenta se identificar as visões dele para o futuro, com as oportunidades observadas no mercado, definindo a missão da empresa.

No que se refere à parte financeira, o “coração da empresa”, como aponta Leonardo, as perguntas buscam entender, por exemplo, como é feito o controle dos fluxos de pagamento e faturamento. “Se o financeiro não estiver bem alinhado, com certeza haverá problemas”, explica o técnico.

Questão muito reforçada na visita é o relacionamento com clientes e funcionários. Busca-se entender como a empresa conhece seus clientes, como procura novos segmentos e como entende suas necessidades e opiniões. Além disso, foca-se na relação com a equipe, métodos para motivação e atribuição de responsabilidades.

A definição do preço de venda e o conhecimento de quanto se ganha em cima de cada produto da empresa é outro ponto trabalhado. “É preciso mensurar um equilíbrio para vender e ter lucro”. Controle do estoque, tributos, concorrência, fornecedores e estratégias de marketing são tópicos gerais que fecham o diagnóstico.

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