A Saúde Pública em Montenegro vai implantar o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS). Ele será oficializado através do Projeto de Lei nº 05/2023, assinado pelo prefeito em exercício, Cristiano Braatz, nesta sexta-feira, dia 27. E agora o texto será enviado para apreciação e votação na Câmara de Vereadores.
As Práticas Integrativas e Complementares são aprovadas pelo Ministério da Saúde (MS), englobando recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde. A ênfase é na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o Meio Ambiente e a sociedade.
Dentre essas práticas destaque para Acupuntura, Homeopatia, Musicoterapia, Quiropraxia, Reiki. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Andreia Coitinho, há postos que já oferecem alguns desses serviços para o cidadão. Segundo ela, as ‘PICS’ são um desejo da comunidade local há muitos anos. “É uma demanda que surge sempre nas conferências municipais de saúde”, enfatiza.
O prefeito em exercício destaca o auxílio que trazer à população. “São práticas que trazem benefício para saúde mental, para pacientes com dor crônica, entre outros”, enfatiza. Braatz apontou ainda a existência de evidências científicas em relação aos benefícios do tratamento integrado entre a medicina convencional e as práticas integrativas e complementares.