Saúde física e mental dos bombeiros é foco do novo comandante da corporação

“NINGUÉM quer ser socorrido por um bombeiro que não está bem física e mentalmente”, justifica o gestor

O esforço da corporação dos Bombeiros Militares de Montenegro para promover reformas em sua sede e melhorar a qualidade nos equipamentos disponíveis para prestar socorro à população é algo noticiado com frequência. Nos últimos anos, cada gestor que passou pela corporação deixou marcas de melhorias que hoje são enaltecidas pelo novo comandante, 1º sargento Luís Rodrigo Bialoso, de 38 anos. Contudo, além de manter a estrutura material do quartel, Rodrigo promete dar atenção especial à saúde física e mental dos servidores.

O novo comandante assumiu oficialmente a corporação montenegrina no dia 13 de fevereiro deste ano. Ele destaca o trabalho realizado por seus antecessores e pelo quadro de servidores. “Fico feliz em chegar na cidade e já ter um corpo de bombeiros trabalhando com excelência. Isso nos dá a obrigação de trabalhar para alcançar um retorno ainda mais satisfatório, tanto na questão estrutural quanto de treinamento”, relata o comandante.

O sargento Mattos também trabalhou com o pai do atual comandante dos Bombeiros

Para o novo comandante, no que se refere às questões de reformas e equipamentos, a situação é estável. Projetos estão tramitando junto ao Executivo e há previsão de boas novas, como o tão aguardado cercamento do prédio e a reforma do telhado. Porém, para ele, é preciso dar atenção especial aos profissionais que lá trabalham. “Estamos saindo de um período de pandemia. Nesses dois anos, tanto a parte física quanto a psicológica do nosso efetivo ficou bastante fragilizada. Uma das coisas que irei focar é a saúde física e mental desses servidores”, revela o sargento.

Para propiciar os cuidados com o corpo, o sargento Rodrigo quer implementar no quartel um centro de treinamentos esportivos – uma espécie de academia – , para que possam ser feitas atividades funcionais. “Isso é de extrema necessidade. Me chama à atenção que esse é um dos poucos quartéis que não têm o básico para fazer esse trabalho”, observa o comandante. As pessoas podem achar estranho, mas, além dos nosso equipamentos, nosso instrumento de trabalho é nosso corpo. Ninguém quer ser socorrido por um bombeiro que não está bem fisicamente e mentalmente”, justifica.

Cursos e equipamentos estão em dia, conforme o sargento, agora a busca é pelo equilíbrio físico e mental dos militares. Para colocar as ações em prática, o comandante irá buscar apoio do Executivo local.

Sobre o novo comandante dos Bombeiros de Montenegro
Luís Rodrigo Bialoso integra a corporação dos Bombeiros Militares do Estado há 16 anos. Além do quartel de Montenegro, ele é responsável pela gestão das corporações de Portão e Taquari. Bialoso é formado em Direito, pós-graduado em Direito Penal Militar; Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico; e Atendimentos de Urgência, Emergências e Atendimento Pré-hospitalar.

O gosto pela profissão de bombeiro cresceu junto com ele, ao ver seu pai, Adolfo Bialoso – hoje 2º sargento da reserva – se destacar nas corporações por onde passou, inclusive, na de Montenegro.
Por cerca de 14 anos o sargento Ricardo Viegas de Mattos trabalhou com Adolfo, e hoje é o “braço direito” de Rodrigo. “O sargento Adolfo é uma lenda para nós bombeiros”, destaca Mattos.

“O Mattos é o meu zero dois. Vamos aproveitar toda a expertise que ele tem e vamos trabalhar lado a lado com a Administração Municipal”, falou Rodrigo sobre a atuação do sargento Mattos.

Últimas Notícias

Destaques