O governador José Ivo Sartori autorizou o chamamento de 480 aprovados no último concurso público para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O anúncio ocorreu nessa quinta-feira, dia 26, após reunião com o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.A medida deve resultar na ocupação total da Penitenciária de Canoas, com 2.800 vagas.
Serão chamados 450 aprovados para o cargo de agente penitenciário e 30 aprovados para o cargo da agente penitenciário administrativo. A Susepe estima que em 25 dias os alunos já estarão aptos a iniciar o curso. A formação durará cerca de 60 dias, com aulas em dois turnos. Ao todo, foram abertas 720 vagas no último concurso da Susepe: 620 vagas para o cargo de Agente Penitenciário Classe A e 100 vagas para o cargo de Agente Penitenciário Administrativo Classe A.
Na Penitenciária Modulada de Montenegro, faltam cerca de 40 agentes penitenciários. “A nossa expectativa é de venham alguns para cá. O pessoal vai ser distribuído entes as penitenciárias e presídios onde tem defasagem de servidores”, comenta o diretor da casa prisional, Loivo Machado.
Schirmer destaca que a nomeação dos agentes possibilitará a abertura de novas vagas e a melhoria da gestão do sistema prisional. “Isso nos permitirá eliminar o quadro de superlotação das carceragens das delegacias e presos custodiados em viaturas, devolvendo as polícias à sua missão primordial”, assegurou.