Saque em dinheiro do auxílio emergencial começa dia 27

Benefício de R$ 600,00 pago a trabalhadores de baixa renda afetados pela pandemia de coronavírus, o auxílio emergencial poderá ser sacado, em dinheiro, a partir do próximo dia 27. A Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos, anunciou o calendário na noite dessa segunda-feira, 13.

Essa limitação vale para quem está recebendo o auxílio pela poupança digital criada pela Caixa. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.

Os saques dos usuários da poupança digital ocorrerão conforme o mês de nascimento do beneficiário. As retiradas em espécie ocorrerão no dia 27 para os nascidos em janeiro e fevereiro, no dia 28 para os nascidos em março e abril, 29 para os nascidos em maio e junho, 30 para os nascidos em julho e agosto. Em maio, será a vez de os nascidos em setembro e outubro sacarem o benefício no dia 4. Os nascidos em novembro e dezembro, no dia 5.

O auxílio, porém, já começou a ser depositado. Para os que se enquadram no calendário, no entanto, só poderá ser usado em formato digital até o dia 27. Assim sendo, para pagamento de faturas em débito automático ou usando código de barras; e para a transferência para contas de outros bancos.

Essas poupanças digitais da Caixa estão sendo abertas automaticamente para todos os brasileiros aptos a receber o auxílio e podem ser movimentadas pelo aplicativo CAIXA Tem, informando o CPF.

Com a liberação do saque em espécie , o dinheiro poderá ser retirado sem a necessidade de cartão em casas lotéricas e caixas eletrônicos. Basta entrar no mesmo aplicativo, informar o valor, e receber um código para sacar as cédulas.

Adiamento

A Caixa adiou o início do pagamento aos trabalhadores que usaram o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ou site auxilio.caixa.gov.br, para atualizarem as informações no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Esse grupo só começará a receber o auxílio emergencial na quinta-feira, 16, na mesma data em que começa o pagamento dos beneficiários do Bolsa Família.

Na semana passada, a Caixa havia anunciado que o pagamento para quem não estava inscrito no CadÚnico, mas precisou atualizar os dados. O pagamento começaria na segunda-feira, 13, para mães solteiras e nesta terça, 14, para os demais trabalhadores.

Segundo o banco, o adiamento ocorreu porque a Dataprev só enviará nesta terça-feira pela manhã o lote inicial de informações dos cerca de 34 milhões de brasileiros que se cadastraram ao longo dos últimos dias. A Caixa enviou os dados à Dataprev para verificar se os beneficiários cumpriam os critérios de elegibilidade para receberem os benefícios.

Últimas Notícias

Destaques