São esperados, aproximadamente, 50 carros de boi na 3ª edição da Carreteada São José do Sul, neste sábado, dia 06, às 9 horas. A projeção da secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Magali Regina Lottermann, considera a média das outras edições. O evento anual é realizado no mês do aniversário de emancipação – em 2024 são 28 anos no dia 16 –, e está na programação da 2ª Gutes Fest In São José do Sul (dias 18, 19, 20 e 21).
A concentração será na chácara do agricultor Ari Petry, na comunidade da Linha Progresso, com recepção na noite desta sexta-feira, dia 05. A participação é gratuita, incluindo pernoite e jantar, café da manhã e almoço. A única obrigação é apresentar a GTA atual dos animais. O roteiro de 10 km vai até o Centro da cidade para uma cerimônia, e retorna à chácara.
“A carreta foi uma das principais ferramentas para a lida do campo e seu desenvolvimento; e que trás orgulho e representa a história da nossa colonização”, ressaltou Magali. Desde a produção, pessoas e os alimentos, a “junta de boi” foi o sistema de transporte do colono. “Hoje ainda temos famílias que dependem desta ferramenta para desenvolver suas atividades”, aponta a secretária.
Ela assinala que o evento deste sábado deve ser interpretado muito além do divertimento aos que vivem do Setor Primário. A carreteada também pode ser um vetor de desenvolvimento humano e econômico, assim como manifestação cultural, além de ser uma forma de fomentar futuramente o turismo rural. (RE)