Santa Casa lidera pesquisas inéditas sobre a Covid-19

Ao longo dos próximos dias, equipes de pesquisadores do Complexo Hospital Santa Casa vão a campo conduzir dois novos estudos epidemiológicos sobre Covid-19 no Rio Grande do Sul. Ambos liderados pela Instituição de Porto Alegre, coordenadas pelo médico Alessandro Pasqualotto, chefe do Laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa, e pelo Diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Antonio Kalil, em parceria com o Instituto Cultural Floresta e a Universidade Federal (UFCSPA).

O primeiro irá avaliar profissionais de saúde atuando em emergências de cinco grandes hospitais de Porto Alegre. Além de informações clínicas, todos serão testados para saber quantos já tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos. O estudo será repetido após 15 dias, com os mesmos trabalhadores. Os pesquisadores estimam realizar cerca de 3.000 testes.

A segunda pesquisa será feita com 1,5 mil agentes da Brigada Militar (BM), em 10 cidades gaúchas. “Além de estudarmos uma população que esteve trabalhando durante toda a epidemia, faremos a detecção de anticorpos por ‘ELISA’, sabidamente mais sensíveis que os testes rápidos”, explica Pasqualotto. A participação se dará por sorteio, de modo que os resultados deverão refletir, de modo fiel, a frequência de desenvolvimento de anticorpos.

O primeiro estudo iniciou terça-feira, com profissionais da saúde apenas em Porto Alegre, por questões logísticas e limitações no número de testes disponíveis para uso. Já o estudo com a Brigada Militar será realizado entre os dias 23 e 24 de Julho, nas mesmas cidades do estudo epidemiológico realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para que haja um parâmetro de comparação, sendo que não inclui municípios do Vale do Caí.

Últimas Notícias

Destaques