A Prefeitura de Brochier informa que a cidade passará a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) a partir do dia 1º de agosto. A iniciativa faz parte do projeto “Chamar 192”, voltado aos Municípios gaúchos de pequeno porte que ainda não possuíam cobertura do serviço em seu território.
A orientação é que os munícipes apenas acionem o Samu em situações específicas (confira a lista abaixo) quando elas ocorrerem das 17h às 7h durante a semana ou em qualquer horário durante os finais de semana. Além do 192, o serviço pode ser solicitado pelos números 9 9297-4970 e 9 8487-8842.
“O programa ofertado pelo Estado oferece suporte técnico e recurso financeiro para custear gastos, além de treinamento para os servidores. Achamos oportuno aderir ao programa que sempre por vir a beneficiar a comunidade”, destaca a secretária de Saúde e Assistência Social de Brochier, Mônica Aline Kerber Neis. Ela salienta que o Município já conta com serviço próprio de resgate de emergência. Porém, os números disponíveis para seu acionamento são de celulares que, por vezes, podem ficar sem sinal. “Nesses casos temos mais esse suporte (Samu)”, aponta.
Mônica lembra que o serviço de resgate da Prefeitura funciona 24 horas e que o atendimento do Samu proporcionará um suporte nos horários nos quais não há atendimentos nos postos de saúde. “O serviço de resgate deve ser acionado nos casos específicos de emergência, nos demais casos os pacientes devem consultar nos horários disponíveis no posto de saúde”, reforça a secretária.
Em quais situações devo acionar o Samu
– Intoxicação medicamentosa ou envenenamento;
– Acidente de trânsito com vítimas;
– Sangramento;
– Queimadura grave;
– Crise hipertensiva;
– Falta de ar intensa;
– Derrame;
– Choque elétrico;
– Dor no peito;
– Convulsão;
– Engasgo;
– Fratura.