Salvador do Sul investirá R$ 2 milhões em asfalto

Prefeitura assinou contratos com a Caixa em prol da comunidade de Campestre Baixo
Salvador do Sul foi selecionado para financiamento junto ao programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades. A pasta dispõe recursos para serem investidos na mobilidade, sendo que a Prefeitura investirá na localidade interiorana de Campestre Baixo. O valor de R$ 1 milhão e 800 mil será investido inicialmente na pavimentação asfáltica de um trecho da rua José Specht.

No final de outubro, o prefeito Marco Eckert e o vice Leo Haas estiveram em Novo Hamburgo para firmar com a Caixa Econômica Federal contratos para repasse de verbas nas áreas da agricultura e de infraestrutura. Conforme o Chefe do Executivo, diante das dificuldades financeiras, a Administração Municipal saiu na busca por investimentos. Antes, foi promovido um ajuste nas contas públicas que permitiu recuperar a credibilidade de Salvador do Sul, e assim garantir esses novos financiamentos.

Além do recurso para pavimentação, foram assinados contratos para a compra de uma nova escavadeira hidráulica para apoiar as atividades do meio rural. O investimento total será de R$ 340 mil, sendo R$ 185.909,98 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e 154.090,02 de recursos próprios. Ainda chegarão R$ 104.540,00 para adquirir dois novos veículos para a Agricultura, um para transporte de pessoas e outro de carga.

Através do Mapa o recurso é de R$ 94.545,01 e de recursos próprios R$ 9.994,99. O tão aguardado entreposto de pescado também deverá sair do papel, graças aos R$ 101.288,00 de investimento. Do total serão R$ 88.062,62 do Mapa e R$ 13.225,38 recursos da Prefeitura para aquisição de uma câmara fria, freezer, “despolpadeira”, “descouradeira” e quatro mesas de inox.

Duras medidas de ajuste:

O atual governo iniciou tendo no caixa um rombo de cerca de R$ 1,5 milhão e a previsão orçamentária para 2017 aprovada pelos vereadores era insuficiente para as obrigações junto ao Regime Geral de Previdência Social. A Administração lançou um plano de recuperação financeira com medidas como:

– Diminuição do número de secretários, de 9 para 5;
– Corte no número de CC´s de 22 para 15 contratados. As funções gratificadas, FG´s, também tiveram cortes;
– Implantação do setor de compras que, na comparação entre 2016 e 2017, permitiu economia de cerca de R$ 800 mil;
– Revisão dos contratos de prestadores de serviços onde está prevista uma economia de R$ 180 mil por ano;
– Suspensão de salas alugadas. Emater foi para o prédio da Prefeitura e a Escola Santo Inácio de Loyola ganhou prédio próprio. Uma economia de cerca de R$ 180 mil por ano;

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