Vale do Caí colheu 187.155,40 toneladas de bergamotas, laranjas e limões ano passado
De acordo com levantamento feito pelo escritório regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, a região do Vale do Caí colheu em 2021 mais frutas cítricas do que o esperado. Segundo os dados da entidade que presta assistência rural, foram 187.155 toneladas de bergamotas, laranjas e limões colhidas ano passado no Vale do Caí. A título de comparação, em 2020, ano que teve a safra afetada pela seca, foram 125.695 toneladas de citros colhidos na região.
O efeito da seca na safra 2020 e a recuperação na colheita de 2021 foram bastante percebidos pelos produtores. O citricultor Guilherme Luis Dietrich, de Pareci Novo, viu em 2021 uma safra normal, ao contrário do que foi a do ano anterior. “Em 2020, (a fruta) sofreu muito. Caiu quase 50% a safra devido à seca”, observa.
Terceira geração da família trabalhando com citros, Guilherme atenta para o fato de que a fruta em 2020 teve um bom valor de mercado enquanto que a de 2021 ficou na média. O preço na média não deixa o produtor descontente, mas ele observa que houve grande aumento no valor de insumos necessários para a produção de citros. Ou seja, houve aumento no custo de produção, mas não no valor de venda do produto.
Com mais de 40 hectares de plantações de citros em diversas localidades de Pareci Novo, a família Dietrich se prepara para a safra de 2022. A limpeza e os tratos culturais já foram feito. “O raleio está para começar”, comenta Guilherme. No entanto, a falta de chuva deixa o citricultor apreensivo. “É meio cedo para falar, mas a estiagem está afetando muito e a gente não sabe como vai ficar (a produção)”, afirma.
O assistente técnico em Manejo de Recursos Naturais e apoio técnico na área de Fruticultura da Emater/RS-Ascar Regional Lajeado, Marcos José Schäfer, destaca que os números de 2021 ainda não são absolutos. Conforme ele, algumas localidades, principalmente em São Sebastião do Caí e São José do Hortêncio, ainda estão colhendo laranjas. “Eles fazerm uma colheita escalonada e utilizaram técnicas de retardamento de produção”, revela. Marcos, que é engenheiro agrônomo, salienta, ainda, que existem também frutas colhidas e que estão armazenadas em câmaras frias.
A safra em números
– Foram colhidas 122.605 toneladas de bergamotas no Vale do Caí no ano passado.
– O Vale do Caí colheu 53.725 toneladas de laranja em 2021.
– A colheita de limão na região no ano passado foi de 10.825 toneladas.
– Em 2020, a Emater aponta que o Vale do Caí colheu 71 toneladas de bergamota, 47.118 toneladas de laranja e 7.577 toneladas de limão.