Safra da bergamota verde é aberta em São José do Sul

3º maior produtor de citros no Estado, São José do Sul realizou na tarde da última sexta-feira, 16, a abertura da safrinha 2024 da bergamota verde. A cerimônia foi realizada pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do Município, juntamente com a Emater-RS/Ascar, na propriedade de Cacildo Lerner e Cesar Schu, na localidade de São José do Maratán. Na ocasião também aconteceu a colheita simbólica no pomar.

Segundo a prefeita de São José do Sul, Juliane Bender, a ideia é que o evento se torne um diferencial na região, tendo em vista que não é realizo em nenhum outro município.  “A safra da bergamota verde tem ganhado cada vez mais importância no mercado com o aumento das vendas para as indústrias de extração de óleo essencial. Então queremos celebrar a importância dessa etapa da produção da bergamota dando relevância para a os agricultores e o processo de raleio”, pontua.

O extensionista da Emater-RS/Ascar em São José do Sul, Pedro Augusto Veit, explica que a bergamota verde é resultado do raleio, que consiste na retirada de até 70% das frutas do pé de bergamota. “O raleio retira o excesso, aumentando a qualidade dos frutos que ficam e evita da planta produzir muito em um ano e pouco em outro”, pontua. O procedimento também resulta no fortalecimento das plantas e melhoria dos aspectos da frutas que serão colhidas ao longo do ano. Veit destacou que o Vale do Caí é responsável por 70% da produção de bergamota do Estado. Em São José do Sul são cerca de 700 hectares da fruta plantados, o que representa anualmente 5,6 mil toneladas de bergamotas verdes colhidas.

Anfitrião do evento de abertura da safra da bergamota verde, o agricultor Cesar Schu afirma que a expectativa é colher uma boa safra este ano em sua propriedade, que produz as bergamotas Caí, Pareci e Montenegrina.  “É uma gratificação enorme poder receber todos para celebrar esse momento da abertura da safra da ‘verdinha’. Esperamos colher um bom fruto esse ano e bons preços nas vendas”, afirma.

A percepção de uma safra com frutos de boa qualidade também é compartilhada pela Emater. No entanto, de acordo com o extensionista Pedro Augusto Veit, deve ser um pouco menor do que a do ano passado. “Os pés de bergamota estão menos carregados este ano, isso devido ao excesso de chuva na época da floração, que aconteceu setembro do ano passado”, destaca. Apesar da expectativa de uma safra um pouco menor, a qualidade deve superior às frutas do ano passado, favorecendo frutas com características mais interessantes para o comércio.

Confira algumas fotos:

Últimas Notícias

Destaques