Junto à programação do Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará vacinação contra a Covid-19 para crianças neste final de semana. No sábado, 20, três faixas etárias poderão receber os imunizantes contra o coronavírus no município. Das 8h às 16h, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 3, no bairro Industrial, poderão se vacinar crianças de 3 a 4 anos imunossuprimidas, pequenos de 5 a 11 anos e adolescentes de 12 a menores de 15 anos. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças portando documento de identidade e carteirinha de vacinação.
As doses contra a Poliomielite serão aplicadas em crianças de zero a menores de 1 ano que estão em atraso, de acordo com o calendário nacional de vacinação, e em pequenos de 1 ano a menores de 5, que receberão a vacina independente da situação vacinal atual. Já a Multivacinação abrangerá crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos, que devem comparecer às unidades de saúde para verificação da caderneta de vacinas e atualizar os esquemas incompletos ou em atraso. A campanha da Poliomielite e Multivacinação acontece nas quatro unidades com salas de vacinas: Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, SMS, Unidade de Saúde da Família (USF) 1 Germano Henke e USF 3 Industrial.
O que é a poliomielite?
Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores. Lembre-se: a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite.
Importância da multivacinação
A multivacinação tem como objetivo oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.