Sábado é Dia D contra o sarampo para jovens e crianças

Municípios da região terão postos abertos para atender a população

Iniciada na segunda-feira, dia 10, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo terá neste sábado, dia 15, seu Dia D. Isso significa que postos de saúde estarão abertos para atender àqueles que não conseguem comparecer nos horários de atendimento dos postos de vacina durante os dias úteis da semana. A campanha tem como público crianças a partir dos cinco anos até os jovens de 19 anos que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma dose, consideradas com esquema incompleto.

Os brochienses que fazem parte do grupo-alvo da campanha poderão se imunizar no sábado das 8h às 17h na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. De segunda a sexta-feira o a vacinação ocorre no mesmo local e horário. Em Maratá, a vacinação no Dia D também acontecerá das 8h às 17h, no Centro de Saúde. Os cidadãos também podem comparecer no Centro de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para a imunização.

Em Pareci Novo, a UBS do Centro estará aberta das 8h às 14h durante o Dia D. Já nos dias úteis da semana, a sala de vacinação funciona das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min. Na cidade de São José do Sul, o Centro de Saúde abrirá no sábado das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Os cidadãos desse Município também podem realizar a vacinação nas segundas-feiras das 8h às 17h ou de terça a sexta-feira das 8h às 18h30min.

Em Montenegro, serão três os locais abertos para atendimento no Dia D: o Estratégia Saúde da Família (ESF) Germano Henke, a UBS do Centro e a secretaria municipal da Saúde, a popular Assistência, na Timbaúva. Os três espaços estarão funcionando das 8h às 17h.

A campanha promovida pelo Ministério da Saúde é a sequência das outras duas campanhas realizadas no ano passado, que tiveram como foco as crianças acima dos seis meses a menores de cinco anos e depois em adultos dos 20 aos 29 anos. Essas eram na época, e continuam sendo, as idades com mais casos confirmados de sarampo.

O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses de vida com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a catapora. Além dessas duas doses, em virtude do surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde está recomendando uma dose extra para as crianças entre os seis e 12 meses. Ela não substitui a primeira dose e por isso é chamada de “dose zero”.

A doença
Sarampo é uma doença viral altamente transmissível. Uma pessoa doente pode passar para outra por meio da tosse, fala, espirro ou respiração próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus. Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às secretarias municipais de Saúde ou para o Disque Vigilância, por intermédio do número 150. O sarampo pode gerar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.

Últimas Notícias

Destaques