Ação é voltada para vítimas das enchentes no Estado
A Central Única das Favelas (CUFA) Nacional, em parceria com a CUFA Rio Grande do Sul, está realizando ações focadas em fornecer auxílio às vítimas das enchentes na região. Em Montenegro, a ação teve mais uma etapa nessa quarta-feira, dia 14.
Conforme Rogério dos Santos, coordenador da CUFA Montenegro, a iniciativa consiste na distribuição de tíquetes de alimentação no valor de R$ 120, ao invés das tradicionais cestas básicas. O objetivo é permitir que as pessoas beneficiadas possam escolher os itens que necessitam comprar, como frutas, carnes ou até mesmo botijões de gás.
Em Montenegro, a distribuição de mil tíquetes já foi concluída, com mais 150 ainda programados para entrega. De acordo com Rogério, a escolha dos beneficiados foi realizada com o apoio de parceiros locais, como agentes de saúde e líderes comunitários, sem critérios rígidos, mas focada em atender aqueles mais afetados pela enchente.
Dona Vera Lúcia da Silva, moradora do bairro Industrial, foi uma das beneficiadas. Ela relata que sua casa foi completamente alagada durante a enchente, resultando na perda de todos os seus pertences. “Eu perdi tudo, e essa não foi a primeira vez. Em novembro passado, também perdi tudo,” compartilha Vera.
Sobre o recebimento do tíquete de alimentação, ela expressa alívio. “Estou muito feliz. Esse pessoal faz tudo de bom por nós. Saber que tem pessoas que podem nos ajudar a enfrentar essa situação é muito importante.”
A ação já está em sua terceira etapa, e as inscrições foram realizadas de forma contínua, mesmo após o prazo inicial, para incluir o maior número possível de necessitados. Rogério informa que há planos para reavaliar a ação e possivelmente expandi-la para áreas como o bairro Municipal, que ainda não foram totalmente atendidas.